“Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doretto,Juliana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100113
Resumo: Resumo Este trabalho tem por objetivo investigar o consumo de notícias generalistas por adolescentes e crianças mais velhas brasileiras e portuguesas, com acesso a tecnologias digitais, em perspectiva comparada. A partir de entrevistas e grupos focais, identificamos que o termo “notícia” é entendido às vezes como algo que vai além da esfera do jornalismo (mas que está sempre ligado a algo que é novo, interessante e verdadeiro para as crianças) e que a imprensa tradicional por vezes é rechaçada ou negligenciada. A partir disso, defendemos que os produtos jornalísticos sejam mais transparentes no processo de construção do discurso noticioso, pois isso pode ajudar os leitores mais jovens a compreenderem melhor os elementos basilares (e, consequentemente, o papel social) do jornalismo, principalmente no ambiente digital.
id INTERCOM-1_b5fec91aba102377078637e7daf15fa3
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442019000100113
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digitalInfânciaAdolescênciaRecepçãoNotíciasInternetResumo Este trabalho tem por objetivo investigar o consumo de notícias generalistas por adolescentes e crianças mais velhas brasileiras e portuguesas, com acesso a tecnologias digitais, em perspectiva comparada. A partir de entrevistas e grupos focais, identificamos que o termo “notícia” é entendido às vezes como algo que vai além da esfera do jornalismo (mas que está sempre ligado a algo que é novo, interessante e verdadeiro para as crianças) e que a imprensa tradicional por vezes é rechaçada ou negligenciada. A partir disso, defendemos que os produtos jornalísticos sejam mais transparentes no processo de construção do discurso noticioso, pois isso pode ajudar os leitores mais jovens a compreenderem melhor os elementos basilares (e, consequentemente, o papel social) do jornalismo, principalmente no ambiente digital.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100113Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.42 n.1 2019reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201916info:eu-repo/semantics/openAccessDoretto,Julianapor2019-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442019000100113Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2019-04-10T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital
title “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital
spellingShingle “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital
Doretto,Juliana
Infância
Adolescência
Recepção
Notícias
Internet
title_short “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital
title_full “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital
title_fullStr “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital
title_full_unstemmed “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital
title_sort “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital
author Doretto,Juliana
author_facet Doretto,Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Doretto,Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Adolescência
Recepção
Notícias
Internet
topic Infância
Adolescência
Recepção
Notícias
Internet
description Resumo Este trabalho tem por objetivo investigar o consumo de notícias generalistas por adolescentes e crianças mais velhas brasileiras e portuguesas, com acesso a tecnologias digitais, em perspectiva comparada. A partir de entrevistas e grupos focais, identificamos que o termo “notícia” é entendido às vezes como algo que vai além da esfera do jornalismo (mas que está sempre ligado a algo que é novo, interessante e verdadeiro para as crianças) e que a imprensa tradicional por vezes é rechaçada ou negligenciada. A partir disso, defendemos que os produtos jornalísticos sejam mais transparentes no processo de construção do discurso noticioso, pois isso pode ajudar os leitores mais jovens a compreenderem melhor os elementos basilares (e, consequentemente, o papel social) do jornalismo, principalmente no ambiente digital.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100113
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442019000100113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-5844201916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.42 n.1 2019
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759854198784