É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gramacho,Wladimir
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100213
Resumo: Resumo Este artigo analisa efeitos de mídia de curto prazo de anúncios de carros na TV que glorificam o risco, e associações de longo prazo, como o uso de videogames violentos, sobre as atitudes dos jovens em relação à experiência de dirigir. O estudo, que utiliza metodologia experimental com desenho entressujeitos, teve a participação de 106 estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB) e ocorreu durante o primeiro semestre de 2019. Os resultados mostram que os efeitos de curto prazo da exposição a anúncios de carros na TV que glorificam o risco aumentam significativamente as atitudes de risco em relação para dirigir, medido pela Driver Thrill Seeking Scale (DTSS). Entretanto, isso ocorreu apenas entre indivíduos que gostam de videogames violentos como Grand Theft Auto (GTA). Não foram encontrados efeitos a curto prazo entre os outros participantes, o que não exclui a existência de outros tipos de efeito, como os de longo prazo.
id INTERCOM-1_bd854629282212c12437f90ebac63c44
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442022000100213
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsitoGlorificação do riscoAnúncios de carro na TVVideogamesSegurança no trânsitoDriver Thrill Seeking ScaleResumo Este artigo analisa efeitos de mídia de curto prazo de anúncios de carros na TV que glorificam o risco, e associações de longo prazo, como o uso de videogames violentos, sobre as atitudes dos jovens em relação à experiência de dirigir. O estudo, que utiliza metodologia experimental com desenho entressujeitos, teve a participação de 106 estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB) e ocorreu durante o primeiro semestre de 2019. Os resultados mostram que os efeitos de curto prazo da exposição a anúncios de carros na TV que glorificam o risco aumentam significativamente as atitudes de risco em relação para dirigir, medido pela Driver Thrill Seeking Scale (DTSS). Entretanto, isso ocorreu apenas entre indivíduos que gostam de videogames violentos como Grand Theft Auto (GTA). Não foram encontrados efeitos a curto prazo entre os outros participantes, o que não exclui a existência de outros tipos de efeito, como os de longo prazo.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100213Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.45 2022reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-58442022114ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessGramacho,Wladimirpor2022-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442022000100213Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2022-12-01T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito
title É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito
spellingShingle É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito
Gramacho,Wladimir
Glorificação do risco
Anúncios de carro na TV
Videogames
Segurança no trânsito
Driver Thrill Seeking Scale
title_short É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito
title_full É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito
title_fullStr É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito
title_full_unstemmed É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito
title_sort É perigoso: a glorificação do risco na mídia e as atitudes dos jovens em relação à direção no trânsito
author Gramacho,Wladimir
author_facet Gramacho,Wladimir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gramacho,Wladimir
dc.subject.por.fl_str_mv Glorificação do risco
Anúncios de carro na TV
Videogames
Segurança no trânsito
Driver Thrill Seeking Scale
topic Glorificação do risco
Anúncios de carro na TV
Videogames
Segurança no trânsito
Driver Thrill Seeking Scale
description Resumo Este artigo analisa efeitos de mídia de curto prazo de anúncios de carros na TV que glorificam o risco, e associações de longo prazo, como o uso de videogames violentos, sobre as atitudes dos jovens em relação à experiência de dirigir. O estudo, que utiliza metodologia experimental com desenho entressujeitos, teve a participação de 106 estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB) e ocorreu durante o primeiro semestre de 2019. Os resultados mostram que os efeitos de curto prazo da exposição a anúncios de carros na TV que glorificam o risco aumentam significativamente as atitudes de risco em relação para dirigir, medido pela Driver Thrill Seeking Scale (DTSS). Entretanto, isso ocorreu apenas entre indivíduos que gostam de videogames violentos como Grand Theft Auto (GTA). Não foram encontrados efeitos a curto prazo entre os outros participantes, o que não exclui a existência de outros tipos de efeito, como os de longo prazo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100213
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442022000100213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-58442022114pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.45 2022
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129760330252288