Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000300079 |
Resumo: | Resumo Mediante interatividade, formação de comunidades e influência ideológica, as mídias sociais se tornaram um espaço singular para as participações políticas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a difusão de informações antiéticas sobre política nas mídias sociais e as reações dos usuários. Por meio de análise categorial e estatística descritiva, foram analisados 2.517 comentários em 57 postagens dos cinco partidos políticos brasileiros com maior número de seguidores no Facebook. Os resultados indicam a existência de cinco categorias e 20 subcategorias de postagens dos partidos políticos. Os comentários mostraram três elementos importantes: fundamentação ideológica, agressividade e humor. Observou-se que não há reciprocidade na interação entre os partidos políticos e usuário e que a utilização do Facebook é apenas uma ferramenta utilizada para emissão de mensagens. |
id |
INTERCOM-1_bdd6d972ea524913174352407c57d012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442016000300079 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no FacebookFacebookAções antiéticasPartidos políticosReaçõesUsuáriosResumo Mediante interatividade, formação de comunidades e influência ideológica, as mídias sociais se tornaram um espaço singular para as participações políticas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a difusão de informações antiéticas sobre política nas mídias sociais e as reações dos usuários. Por meio de análise categorial e estatística descritiva, foram analisados 2.517 comentários em 57 postagens dos cinco partidos políticos brasileiros com maior número de seguidores no Facebook. Os resultados indicam a existência de cinco categorias e 20 subcategorias de postagens dos partidos políticos. Os comentários mostraram três elementos importantes: fundamentação ideológica, agressividade e humor. Observou-se que não há reciprocidade na interação entre os partidos políticos e usuário e que a utilização do Facebook é apenas uma ferramenta utilizada para emissão de mensagens.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000300079Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.39 n.3 2016reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201635info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros,Haroldo de SáDiniz,Joanice Maria AraújoArruda,Danielle Miranda de Oliveirapor2017-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442016000300079Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2017-01-03T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook |
title |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook |
spellingShingle |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook Medeiros,Haroldo de Sá Ações antiéticas Partidos políticos Reações Usuários |
title_short |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook |
title_full |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook |
title_fullStr |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook |
title_full_unstemmed |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook |
title_sort |
Difusão de ações antiéticas por partidos políticos brasileiros e as reações de usuários no Facebook |
author |
Medeiros,Haroldo de Sá |
author_facet |
Medeiros,Haroldo de Sá Diniz,Joanice Maria Araújo Arruda,Danielle Miranda de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Diniz,Joanice Maria Araújo Arruda,Danielle Miranda de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros,Haroldo de Sá Diniz,Joanice Maria Araújo Arruda,Danielle Miranda de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook Ações antiéticas Partidos políticos Reações Usuários |
topic |
Facebook Ações antiéticas Partidos políticos Reações Usuários |
description |
Resumo Mediante interatividade, formação de comunidades e influência ideológica, as mídias sociais se tornaram um espaço singular para as participações políticas. Dessa forma, este artigo tem por objetivo analisar a relação entre a difusão de informações antiéticas sobre política nas mídias sociais e as reações dos usuários. Por meio de análise categorial e estatística descritiva, foram analisados 2.517 comentários em 57 postagens dos cinco partidos políticos brasileiros com maior número de seguidores no Facebook. Os resultados indicam a existência de cinco categorias e 20 subcategorias de postagens dos partidos políticos. Os comentários mostraram três elementos importantes: fundamentação ideológica, agressividade e humor. Observou-se que não há reciprocidade na interação entre os partidos políticos e usuário e que a utilização do Facebook é apenas uma ferramenta utilizada para emissão de mensagens. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000300079 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000300079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-5844201635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.39 n.3 2016 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129759724175360 |