Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lara Isabel Palma
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29566
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_f67c1cf9792de1521c6a114b161a1e7d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogosInteração Humano-RobotComportamento AntiéticoCompetitividadeSensação de ControloAutoeficáciaHuman-Robot InteractionUnethical BehaviourCompetitivenessSense of ControlSelf-efficacyMestrado Bolonha em MarketingEste estudo investiga o impacto de jogar videojogos contra oponentes controlados por inteligência artificial (IA) ou jogadores humanos no comportamento antiético dos jogadores. Sugere-se que, devido à dificuldade em perceber uma “mente” num robot, os seres humanos tendem a exibir comportamentos mais antiéticos em relação aos oponentes controlados por IA. Propõe-se que essa relação seja mediada pela redução sensação de controlo do jogador e pela perceção de autoeficácia. Além disso, essa relação é moderada pelas características competitivas do indivíduo, ampliando o seu efeito. Para testar o modelo proposto foi realizada uma experiência no contexto do videojogo FIFA23. Os respondentes jogaram uma partida do jogo e responderam a um questionário. Foram recolhidas um total de 87 respostas válidas e analisadas com recurso ao software IBM SPSS. Os resultados não apresentaram significância estatística para nenhuma das hipóteses propostas, exceto pela relação entre jogar contra um oponente controlado por IA (em comparação com um oponente humano) e o número de faltas cometidas durante uma partida. O tamanho limitado da amostra e a falta de diversidade (predominantemente composta por participantes masculinos com experiência prévia em jogos) podem ter afetado a significância dos resultados. Este estudo abre caminho para futuras investigações com o objetivo de compreender a interação entre sistemas de IA e seres humanos em ambientes competitivos.This study investigates the impact of playing video games against opponents controlled by artificial intelligence (AI) or human players on players' unethical behaviour. It is suggested that, due to the difficulty in perceiving a "mind" in a robot, humans tend to exhibit more unethical behaviour towards AI-controlled opponents. It is proposed that this relationship is mediated by the player's reduced sense of control and perceived self-efficacy. Furthermore, this relationship is moderated by the individual's competitive characteristics, amplifying its effect. To test the proposed model, an experiment was carried out in the context of FIFA23 videogame. Respondents played a match of the game and answered a questionnaire. A total of 87 valid responses were collected and analysed using IBM SPSS software. The results were not statistically significant for any of the proposed hypotheses, except for the relationship between playing against an AI-controlled opponent (compared to a human opponent) and the number of fouls committed during a match. The limited sample size and lack of diversity (predominantly made up of male participants with previous gaming experience) may have affected the significance of the results. This study paves the way for future research aimed to understand the interaction between AI systems and humans in competitive environments.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deHerter, Márcia MaurerRepositório da Universidade de LisboaSantos, Lara Isabel Palma2023-102023-10-01T00:00:00Z2025-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29566porSantos, Lara Isabel Palma (2023). “Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:40.132248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos
title Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos
spellingShingle Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos
Santos, Lara Isabel Palma
Interação Humano-Robot
Comportamento Antiético
Competitividade
Sensação de Controlo
Autoeficácia
Human-Robot Interaction
Unethical Behaviour
Competitiveness
Sense of Control
Self-efficacy
title_short Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos
title_full Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos
title_fullStr Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos
title_full_unstemmed Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos
title_sort Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos
author Santos, Lara Isabel Palma
author_facet Santos, Lara Isabel Palma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Miranda de
Herter, Márcia Maurer
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lara Isabel Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Interação Humano-Robot
Comportamento Antiético
Competitividade
Sensação de Controlo
Autoeficácia
Human-Robot Interaction
Unethical Behaviour
Competitiveness
Sense of Control
Self-efficacy
topic Interação Humano-Robot
Comportamento Antiético
Competitividade
Sensação de Controlo
Autoeficácia
Human-Robot Interaction
Unethical Behaviour
Competitiveness
Sense of Control
Self-efficacy
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2025-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29566
url http://hdl.handle.net/10400.5/29566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Lara Isabel Palma (2023). “Influência da interação humano-robot no comportamento antiético do jogador de videojogos”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136434265784320