O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100021 |
Resumo: | Resumo O texto problematiza diferentes dimensões da "nova classe média", em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da "nova classe média" em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a "nova classe média" como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas. |
id |
INTERCOM-1_e67b1955c5039465917a80724b956003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1809-58442016000100021 |
network_acronym_str |
INTERCOM-1 |
network_name_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository_id_str |
|
spelling |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processoNova classe médiaOrdem socialEstrutura de sentimentoMeios de ComunicaçãoConsumoResumo O texto problematiza diferentes dimensões da "nova classe média", em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da "nova classe média" em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a "nova classe média" como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100021Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.39 n.1 2016reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201612info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire deRonsini,Veneza Mayorapor2016-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442016000100021Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2016-05-03T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo |
title |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo |
spellingShingle |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de Nova classe média Ordem social Estrutura de sentimento Meios de Comunicação Consumo |
title_short |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo |
title_full |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo |
title_fullStr |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo |
title_full_unstemmed |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo |
title_sort |
O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo |
author |
Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de |
author_facet |
Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de Ronsini,Veneza Mayora |
author_role |
author |
author2 |
Ronsini,Veneza Mayora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de Ronsini,Veneza Mayora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nova classe média Ordem social Estrutura de sentimento Meios de Comunicação Consumo |
topic |
Nova classe média Ordem social Estrutura de sentimento Meios de Comunicação Consumo |
description |
Resumo O texto problematiza diferentes dimensões da "nova classe média", em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da "nova classe média" em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a "nova classe média" como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100021 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1809-5844201612 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.39 n.1 2016 reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006) instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) instacron:INTERCOM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
instacron_str |
INTERCOM |
institution |
INTERCOM |
reponame_str |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
collection |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) |
repository.name.fl_str_mv |
Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br |
_version_ |
1752129759432671232 |