O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ronsini,Veneza Mayora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100021
Resumo: Resumo O texto problematiza diferentes dimensões da "nova classe média", em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da "nova classe média" em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a "nova classe média" como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas.
id INTERCOM-1_e67b1955c5039465917a80724b956003
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442016000100021
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processoNova classe médiaOrdem socialEstrutura de sentimentoMeios de ComunicaçãoConsumoResumo O texto problematiza diferentes dimensões da "nova classe média", em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da "nova classe média" em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a "nova classe média" como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100021Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.39 n.1 2016reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201612info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire deRonsini,Veneza Mayorapor2016-05-03T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442016000100021Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2016-05-03T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
title O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
spellingShingle O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de
Nova classe média
Ordem social
Estrutura de sentimento
Meios de Comunicação
Consumo
title_short O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
title_full O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
title_fullStr O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
title_full_unstemmed O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
title_sort O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processo
author Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de
author_facet Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de
Ronsini,Veneza Mayora
author_role author
author2 Ronsini,Veneza Mayora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira-Cruz,Milena Carvalho Bezerra Freire de
Ronsini,Veneza Mayora
dc.subject.por.fl_str_mv Nova classe média
Ordem social
Estrutura de sentimento
Meios de Comunicação
Consumo
topic Nova classe média
Ordem social
Estrutura de sentimento
Meios de Comunicação
Consumo
description Resumo O texto problematiza diferentes dimensões da "nova classe média", em especial abordagens do discurso midiático que partem de associações com frações de classe de diferente capital econômico. A partir de pesquisa bibliográfica dos temas que articulam teoricamente a questão, observa o fenômeno da "nova classe média" em uma perspectiva relacional e considera seus reflexos na vida concreta de toda a sociedade. Assim, discute o modo como as vivências proporcionadas pelo aumento do poder de consumo entre esses sujeitos são representadas nos meios de Comunicação, remetendo a novas experiências para percepção de si e de sua posição social, colaborando para a conformação da sua identidade de classe e da sua relação com os demais grupos. Por fim, a partir de uma perspectiva que se filia à teoria de Raymond Williams, o texto aborda a "nova classe média" como uma formação cultural em estado pré-emergente, uma experiência social em processo, cujas implicações não estão totalmente classificadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442016000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-5844201612
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.39 n.1 2016
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759432671232