Os títulos, as emoções e a utopia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wainberg,Jacques A.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intercom (São Paulo. Online. 2006)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000100191
Resumo: ResumoEste estudo elabora sobre a influência dos títulos jornalísticos na formação do imaginário social. O cálculo mental que os leitores podem realizar durante o processamento deste tipo de informação é também analisado. São identificadas ainda as ‘imagens espelhadas’ e as ‘imagens reflexas’ de uma amostra de 100 títulos publicados na Folha de S. Paulo assim como os rationalesaplicados na decifração do material selecionado. Por fim, o estudo testa a recepção de 11 títulos escolhidos e considera a contribuição ‘darwinista’ do Jornalismo às necessidades adaptativas do público ao ambiente. O levantamento revela que o Jornalismo exerce um papel sutil, mas grave na consolidação dos valores do público.
id INTERCOM-1_ed13741e44a5deb60f6b729fa48a5cdb
oai_identifier_str oai:scielo:S1809-58442015000100191
network_acronym_str INTERCOM-1
network_name_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository_id_str
spelling Os títulos, as emoções e a utopiaTítuloUtopiaInconsciente SocialPulsãoEmoçãoResumoEste estudo elabora sobre a influência dos títulos jornalísticos na formação do imaginário social. O cálculo mental que os leitores podem realizar durante o processamento deste tipo de informação é também analisado. São identificadas ainda as ‘imagens espelhadas’ e as ‘imagens reflexas’ de uma amostra de 100 títulos publicados na Folha de S. Paulo assim como os rationalesaplicados na decifração do material selecionado. Por fim, o estudo testa a recepção de 11 títulos escolhidos e considera a contribuição ‘darwinista’ do Jornalismo às necessidades adaptativas do público ao ambiente. O levantamento revela que o Jornalismo exerce um papel sutil, mas grave na consolidação dos valores do público.Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000100191Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.38 n.1 2015reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)instacron:INTERCOM10.1590/1809-5844201519info:eu-repo/semantics/openAccessWainberg,Jacques A.por2015-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1809-58442015000100191Revistahttp://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercomhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br1980-35081809-5844opendoar:2015-10-27T00:00Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os títulos, as emoções e a utopia
title Os títulos, as emoções e a utopia
spellingShingle Os títulos, as emoções e a utopia
Wainberg,Jacques A.
Título
Utopia
Inconsciente Social
Pulsão
Emoção
title_short Os títulos, as emoções e a utopia
title_full Os títulos, as emoções e a utopia
title_fullStr Os títulos, as emoções e a utopia
title_full_unstemmed Os títulos, as emoções e a utopia
title_sort Os títulos, as emoções e a utopia
author Wainberg,Jacques A.
author_facet Wainberg,Jacques A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wainberg,Jacques A.
dc.subject.por.fl_str_mv Título
Utopia
Inconsciente Social
Pulsão
Emoção
topic Título
Utopia
Inconsciente Social
Pulsão
Emoção
description ResumoEste estudo elabora sobre a influência dos títulos jornalísticos na formação do imaginário social. O cálculo mental que os leitores podem realizar durante o processamento deste tipo de informação é também analisado. São identificadas ainda as ‘imagens espelhadas’ e as ‘imagens reflexas’ de uma amostra de 100 títulos publicados na Folha de S. Paulo assim como os rationalesaplicados na decifração do material selecionado. Por fim, o estudo testa a recepção de 11 títulos escolhidos e considera a contribuição ‘darwinista’ do Jornalismo às necessidades adaptativas do público ao ambiente. O levantamento revela que o Jornalismo exerce um papel sutil, mas grave na consolidação dos valores do público.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000100191
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442015000100191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-5844201519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.38 n.1 2015
reponame:Intercom (São Paulo. Online. 2006)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron:INTERCOM
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
instacron_str INTERCOM
institution INTERCOM
reponame_str Intercom (São Paulo. Online. 2006)
collection Intercom (São Paulo. Online. 2006)
repository.name.fl_str_mv Intercom (São Paulo. Online. 2006) - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
repository.mail.fl_str_mv ||kperuzzo@uol.com.br|| intercom@usp.br
_version_ 1752129759398068224