Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz,Gustavo Lopes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte,Francinete Veloso, Oliveira,Suelaine Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambiente & Água
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2015000200454
Resumo: A água utilizada para consumo humano pode conter várias impurezas e partículas sólidas em suspensão que elevam seu nível de turbidez. A Moringa oleifera Lam. é uma planta que tem potencial para ser usada como agente coagulante na remoção da turbidez. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de sementes de Moringa oleifera utilizadas com casca e sem casca na remoção da turbidez de águas com diferentes níveis de turbidez. Utilizaram-se águas com 70, 250 e 400 UNT inicial. O extrato de sementes de Moringa oleifera foi preparado utilizando sementes sem casca e sementes com casca, visando um procedimento simplificado e prático. Os tempos de sedimentação e as dosagens da solução coagulante utilizadas foram baseados em dados já existentes na literatura. Todos os tratamentos foram realizados com três repetições e as médias foram descritas em gráficos. Os resultados mostraram que o uso do extrato de sementes com casca foi mais eficiente na remoção da turbidez do que os tratamentos nos quais foram utilizadas sementes sem casca, havendo remoção de mais de 99% da turbidez inicial das amostras de água. Além disso, verificou-se uma relação direta entre eficiência de remoção da turbidez com o nível de turbidez inicial das amostras, visto que as sementes foram mais eficientes na remoção da turbidez de águas com nível de turbidez inicial maiores.
id IPABHI-1_61b8727d663496dbcc5b7ecf9f5ef04e
oai_identifier_str oai:scielo:S1980-993X2015000200454
network_acronym_str IPABHI-1
network_name_str Revista Ambiente & Água
repository_id_str
spelling Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimentocoagulante naturalsedimentaçãotratamento de águaA água utilizada para consumo humano pode conter várias impurezas e partículas sólidas em suspensão que elevam seu nível de turbidez. A Moringa oleifera Lam. é uma planta que tem potencial para ser usada como agente coagulante na remoção da turbidez. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de sementes de Moringa oleifera utilizadas com casca e sem casca na remoção da turbidez de águas com diferentes níveis de turbidez. Utilizaram-se águas com 70, 250 e 400 UNT inicial. O extrato de sementes de Moringa oleifera foi preparado utilizando sementes sem casca e sementes com casca, visando um procedimento simplificado e prático. Os tempos de sedimentação e as dosagens da solução coagulante utilizadas foram baseados em dados já existentes na literatura. Todos os tratamentos foram realizados com três repetições e as médias foram descritas em gráficos. Os resultados mostraram que o uso do extrato de sementes com casca foi mais eficiente na remoção da turbidez do que os tratamentos nos quais foram utilizadas sementes sem casca, havendo remoção de mais de 99% da turbidez inicial das amostras de água. Além disso, verificou-se uma relação direta entre eficiência de remoção da turbidez com o nível de turbidez inicial das amostras, visto que as sementes foram mais eficientes na remoção da turbidez de águas com nível de turbidez inicial maiores.Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2015000200454Revista Ambiente & Água v.10 n.2 2015reponame:Revista Ambiente & Águainstname:Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)instacron:IPABHI10.4136/ambi-agua.1439info:eu-repo/semantics/openAccessMuniz,Gustavo LopesDuarte,Francinete VelosoOliveira,Suelaine Barbosa depor2015-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S1980-993X2015000200454Revistahttp://www.ambi-agua.net/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambi.agua@gmail.com1980-993X1980-993Xopendoar:2015-05-04T00:00Revista Ambiente & Água - Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento
title Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento
spellingShingle Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento
Muniz,Gustavo Lopes
coagulante natural
sedimentação
tratamento de água
title_short Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento
title_full Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento
title_fullStr Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento
title_full_unstemmed Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento
title_sort Uso de sementes de Moringa oleifera na remoção da turbidez de água para abastecimento
author Muniz,Gustavo Lopes
author_facet Muniz,Gustavo Lopes
Duarte,Francinete Veloso
Oliveira,Suelaine Barbosa de
author_role author
author2 Duarte,Francinete Veloso
Oliveira,Suelaine Barbosa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz,Gustavo Lopes
Duarte,Francinete Veloso
Oliveira,Suelaine Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv coagulante natural
sedimentação
tratamento de água
topic coagulante natural
sedimentação
tratamento de água
description A água utilizada para consumo humano pode conter várias impurezas e partículas sólidas em suspensão que elevam seu nível de turbidez. A Moringa oleifera Lam. é uma planta que tem potencial para ser usada como agente coagulante na remoção da turbidez. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de sementes de Moringa oleifera utilizadas com casca e sem casca na remoção da turbidez de águas com diferentes níveis de turbidez. Utilizaram-se águas com 70, 250 e 400 UNT inicial. O extrato de sementes de Moringa oleifera foi preparado utilizando sementes sem casca e sementes com casca, visando um procedimento simplificado e prático. Os tempos de sedimentação e as dosagens da solução coagulante utilizadas foram baseados em dados já existentes na literatura. Todos os tratamentos foram realizados com três repetições e as médias foram descritas em gráficos. Os resultados mostraram que o uso do extrato de sementes com casca foi mais eficiente na remoção da turbidez do que os tratamentos nos quais foram utilizadas sementes sem casca, havendo remoção de mais de 99% da turbidez inicial das amostras de água. Além disso, verificou-se uma relação direta entre eficiência de remoção da turbidez com o nível de turbidez inicial das amostras, visto que as sementes foram mais eficientes na remoção da turbidez de águas com nível de turbidez inicial maiores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2015000200454
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2015000200454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4136/ambi-agua.1439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ambiente & Água v.10 n.2 2015
reponame:Revista Ambiente & Água
instname:Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)
instacron:IPABHI
instname_str Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)
instacron_str IPABHI
institution IPABHI
reponame_str Revista Ambiente & Água
collection Revista Ambiente & Água
repository.name.fl_str_mv Revista Ambiente & Água - Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)
repository.mail.fl_str_mv ||ambi.agua@gmail.com
_version_ 1752129749413527552