Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ambiente & Água |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2012000300019 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo adequar um protocolo de avaliação rápida de rios (PAR) para utilização por crianças do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em Ipameri, GO e o PAR foi adequado para avaliação de riachos do bioma Cerrado do Sudeste goiano. A partir de dois protocolos referência (um nacional e outro oriundo dos EUA), o PAR adequado abrangeu: parâmetros físicos que condicionam o funcionamento dos riachos, linguagem adaptada ao nível de escolaridade do ensino fundamental e a presença de ilustrações esquemáticas que auxiliam a aplicação do PAR em campo pelos estudantes. Para a consolidação do instrumento desenvolvido, foi oferecida uma oficina de monitoramento a 95 estudantes de duas instituições públicas de ensino e realizada uma análise e interpretação do padrão de respostas obtidas na etapa prática da oficina. Os testes Bartlett e Levene não revelaram diferenças estatísticas entre o padrão de resposta dos estudantes, possibilitando inferir que o PAR desenvolvido mostra-se compreensível por parte dos avaliadores. A aplicação do PAR foi rápida (entre 20 e 40 minutos) e os alunos relataram que o instrumento desenvolvido os aproxima das questões ambientais, que a oficina de monitoramento os ajudou a compreender o instrumento e que as ilustrações disponíveis facilitaram a avalição em campo. Em adição, os estudantes afirmaram que se sentiram sensibilizados para com as questões ligadas à preservação dos recursos hídricos e disseram que a participação na oficina de monitoramento ambiental permitiu a apropriação de conhecimentos sobre o funcionamento dos sistemas fluviais. Conclui-se que o PAR adequado mostra-se como uma ferramenta útil e interessante para ser utilizada em projetos e programas de Educação Ambiental. |
id |
IPABHI-1_e4ff6e8dfb2011520dcc40a1fab44c0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1980-993X2012000300019 |
network_acronym_str |
IPABHI-1 |
network_name_str |
Revista Ambiente & Água |
repository_id_str |
|
spelling |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamentalavaliação ambientaleducação ambientalaspectos físicosestudantesO presente estudo teve como objetivo adequar um protocolo de avaliação rápida de rios (PAR) para utilização por crianças do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em Ipameri, GO e o PAR foi adequado para avaliação de riachos do bioma Cerrado do Sudeste goiano. A partir de dois protocolos referência (um nacional e outro oriundo dos EUA), o PAR adequado abrangeu: parâmetros físicos que condicionam o funcionamento dos riachos, linguagem adaptada ao nível de escolaridade do ensino fundamental e a presença de ilustrações esquemáticas que auxiliam a aplicação do PAR em campo pelos estudantes. Para a consolidação do instrumento desenvolvido, foi oferecida uma oficina de monitoramento a 95 estudantes de duas instituições públicas de ensino e realizada uma análise e interpretação do padrão de respostas obtidas na etapa prática da oficina. Os testes Bartlett e Levene não revelaram diferenças estatísticas entre o padrão de resposta dos estudantes, possibilitando inferir que o PAR desenvolvido mostra-se compreensível por parte dos avaliadores. A aplicação do PAR foi rápida (entre 20 e 40 minutos) e os alunos relataram que o instrumento desenvolvido os aproxima das questões ambientais, que a oficina de monitoramento os ajudou a compreender o instrumento e que as ilustrações disponíveis facilitaram a avalição em campo. Em adição, os estudantes afirmaram que se sentiram sensibilizados para com as questões ligadas à preservação dos recursos hídricos e disseram que a participação na oficina de monitoramento ambiental permitiu a apropriação de conhecimentos sobre o funcionamento dos sistemas fluviais. Conclui-se que o PAR adequado mostra-se como uma ferramenta útil e interessante para ser utilizada em projetos e programas de Educação Ambiental.Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2012000300019Revista Ambiente & Água v.7 n.3 2012reponame:Revista Ambiente & Águainstname:Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)instacron:IPABHI10.4136/ambi-agua.996info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,ArianeRodrigues,Aline Sueli de LimaMalafaia,Guilhermepor2014-09-16T00:00:00Zoai:scielo:S1980-993X2012000300019Revistahttp://www.ambi-agua.net/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ambi.agua@gmail.com1980-993X1980-993Xopendoar:2014-09-16T00:00Revista Ambiente & Água - Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental |
title |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental |
spellingShingle |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental Guimarães,Ariane avaliação ambiental educação ambiental aspectos físicos estudantes |
title_short |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental |
title_full |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental |
title_fullStr |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental |
title_sort |
Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental |
author |
Guimarães,Ariane |
author_facet |
Guimarães,Ariane Rodrigues,Aline Sueli de Lima Malafaia,Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Aline Sueli de Lima Malafaia,Guilherme |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães,Ariane Rodrigues,Aline Sueli de Lima Malafaia,Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação ambiental educação ambiental aspectos físicos estudantes |
topic |
avaliação ambiental educação ambiental aspectos físicos estudantes |
description |
O presente estudo teve como objetivo adequar um protocolo de avaliação rápida de rios (PAR) para utilização por crianças do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em Ipameri, GO e o PAR foi adequado para avaliação de riachos do bioma Cerrado do Sudeste goiano. A partir de dois protocolos referência (um nacional e outro oriundo dos EUA), o PAR adequado abrangeu: parâmetros físicos que condicionam o funcionamento dos riachos, linguagem adaptada ao nível de escolaridade do ensino fundamental e a presença de ilustrações esquemáticas que auxiliam a aplicação do PAR em campo pelos estudantes. Para a consolidação do instrumento desenvolvido, foi oferecida uma oficina de monitoramento a 95 estudantes de duas instituições públicas de ensino e realizada uma análise e interpretação do padrão de respostas obtidas na etapa prática da oficina. Os testes Bartlett e Levene não revelaram diferenças estatísticas entre o padrão de resposta dos estudantes, possibilitando inferir que o PAR desenvolvido mostra-se compreensível por parte dos avaliadores. A aplicação do PAR foi rápida (entre 20 e 40 minutos) e os alunos relataram que o instrumento desenvolvido os aproxima das questões ambientais, que a oficina de monitoramento os ajudou a compreender o instrumento e que as ilustrações disponíveis facilitaram a avalição em campo. Em adição, os estudantes afirmaram que se sentiram sensibilizados para com as questões ligadas à preservação dos recursos hídricos e disseram que a participação na oficina de monitoramento ambiental permitiu a apropriação de conhecimentos sobre o funcionamento dos sistemas fluviais. Conclui-se que o PAR adequado mostra-se como uma ferramenta útil e interessante para ser utilizada em projetos e programas de Educação Ambiental. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2012000300019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2012000300019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4136/ambi-agua.996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ambiente & Água v.7 n.3 2012 reponame:Revista Ambiente & Água instname:Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI) instacron:IPABHI |
instname_str |
Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI) |
instacron_str |
IPABHI |
institution |
IPABHI |
reponame_str |
Revista Ambiente & Água |
collection |
Revista Ambiente & Água |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ambiente & Água - Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHI) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ambi.agua@gmail.com |
_version_ |
1752129748588298240 |