Adequação de um protocolo de avaliação rápida de rios para ser usado por estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Ariane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues,Aline Sueli de Lima, Malafaia,Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ambiente & Água
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-993X2012000300019
Resumo: O presente estudo teve como objetivo adequar um protocolo de avaliação rápida de rios (PAR) para utilização por crianças do ensino fundamental. O estudo foi desenvolvido em Ipameri, GO e o PAR foi adequado para avaliação de riachos do bioma Cerrado do Sudeste goiano. A partir de dois protocolos referência (um nacional e outro oriundo dos EUA), o PAR adequado abrangeu: parâmetros físicos que condicionam o funcionamento dos riachos, linguagem adaptada ao nível de escolaridade do ensino fundamental e a presença de ilustrações esquemáticas que auxiliam a aplicação do PAR em campo pelos estudantes. Para a consolidação do instrumento desenvolvido, foi oferecida uma oficina de monitoramento a 95 estudantes de duas instituições públicas de ensino e realizada uma análise e interpretação do padrão de respostas obtidas na etapa prática da oficina. Os testes Bartlett e Levene não revelaram diferenças estatísticas entre o padrão de resposta dos estudantes, possibilitando inferir que o PAR desenvolvido mostra-se compreensível por parte dos avaliadores. A aplicação do PAR foi rápida (entre 20 e 40 minutos) e os alunos relataram que o instrumento desenvolvido os aproxima das questões ambientais, que a oficina de monitoramento os ajudou a compreender o instrumento e que as ilustrações disponíveis facilitaram a avalição em campo. Em adição, os estudantes afirmaram que se sentiram sensibilizados para com as questões ligadas à preservação dos recursos hídricos e disseram que a participação na oficina de monitoramento ambiental permitiu a apropriação de conhecimentos sobre o funcionamento dos sistemas fluviais. Conclui-se que o PAR adequado mostra-se como uma ferramenta útil e interessante para ser utilizada em projetos e programas de Educação Ambiental.
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