O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Marco Antonio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/989
Resumo: O Brasil é um país extremamente violento. No Nordeste, porém, mesmo para os padrões brasileiros as taxas de homicídio crescem de forma expressiva na primeira década do século XXI. No entanto, poucos estudos buscaram analisar as causas dessa variação. Assim, o presente trabalho tem como objetivo levantar hipóteses para compreender a dinâmica dos homicídios no Nordeste entre 2000 e 2015, contribuindo, dessa forma, com a escassa literatura acerca do tema, a despeito de seu caráter exploratório. Para tanto, replicam-se os exercícios elaborados por Levitt (2004) e Cerqueira (2010), os quais buscaram calcular o efeito das principais variáveis sociais, econômicas e de dissuasão sobre os homicídios para os Estados Unidos e o Brasil, respectivamente. Os resultados surpreendentemente mostram que é pífio o poder de previsão das variáveis normalmente candidatas a explicar a dinâmica homicida da Região Nordeste na primeira década do século XXI: a taxa de homicídios deveria ter caído cerca de 70%, quando, na verdade, verificou-se um incremento de 71% em seu valor. Dessa forma, faz-se mister empreender esforço adicional de pesquisa para elucidação do aparente mistério do crescimento dos homicídios no Nordeste neste período.
id IPARDES-1_1de9d02bcb94024d36d0adbec09d810c
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/989
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXIHomicídios. Economia do Crime. Região Nordeste.O Brasil é um país extremamente violento. No Nordeste, porém, mesmo para os padrões brasileiros as taxas de homicídio crescem de forma expressiva na primeira década do século XXI. No entanto, poucos estudos buscaram analisar as causas dessa variação. Assim, o presente trabalho tem como objetivo levantar hipóteses para compreender a dinâmica dos homicídios no Nordeste entre 2000 e 2015, contribuindo, dessa forma, com a escassa literatura acerca do tema, a despeito de seu caráter exploratório. Para tanto, replicam-se os exercícios elaborados por Levitt (2004) e Cerqueira (2010), os quais buscaram calcular o efeito das principais variáveis sociais, econômicas e de dissuasão sobre os homicídios para os Estados Unidos e o Brasil, respectivamente. Os resultados surpreendentemente mostram que é pífio o poder de previsão das variáveis normalmente candidatas a explicar a dinâmica homicida da Região Nordeste na primeira década do século XXI: a taxa de homicídios deveria ter caído cerca de 70%, quando, na verdade, verificou-se um incremento de 71% em seu valor. Dessa forma, faz-se mister empreender esforço adicional de pesquisa para elucidação do aparente mistério do crescimento dos homicídios no Nordeste neste período.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/989Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 39 No. 134 (2018): Janeiro - JunhoRevista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 39 Núm. 134 (2018): Janeiro - JunhoRevista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 39 n. 134 (2018): Janeiro - Junho2236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/989/1121Jorge, Marco Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-05T10:26:32Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/989Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2018-07-05T10:26:32Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI
title O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI
spellingShingle O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI
Jorge, Marco Antonio
Homicídios. Economia do Crime. Região Nordeste.
title_short O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI
title_full O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI
title_fullStr O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI
title_sort O MISTÉRIO DA REGIÃO NORDESTE: O CRESCIMENTO DA TAXA DE HOMICÍDIOS NO SÉCULO XXI
author Jorge, Marco Antonio
author_facet Jorge, Marco Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Homicídios. Economia do Crime. Região Nordeste.
topic Homicídios. Economia do Crime. Região Nordeste.
description O Brasil é um país extremamente violento. No Nordeste, porém, mesmo para os padrões brasileiros as taxas de homicídio crescem de forma expressiva na primeira década do século XXI. No entanto, poucos estudos buscaram analisar as causas dessa variação. Assim, o presente trabalho tem como objetivo levantar hipóteses para compreender a dinâmica dos homicídios no Nordeste entre 2000 e 2015, contribuindo, dessa forma, com a escassa literatura acerca do tema, a despeito de seu caráter exploratório. Para tanto, replicam-se os exercícios elaborados por Levitt (2004) e Cerqueira (2010), os quais buscaram calcular o efeito das principais variáveis sociais, econômicas e de dissuasão sobre os homicídios para os Estados Unidos e o Brasil, respectivamente. Os resultados surpreendentemente mostram que é pífio o poder de previsão das variáveis normalmente candidatas a explicar a dinâmica homicida da Região Nordeste na primeira década do século XXI: a taxa de homicídios deveria ter caído cerca de 70%, quando, na verdade, verificou-se um incremento de 71% em seu valor. Dessa forma, faz-se mister empreender esforço adicional de pesquisa para elucidação do aparente mistério do crescimento dos homicídios no Nordeste neste período.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/989
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/989/1121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 39 No. 134 (2018): Janeiro - Junho
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 39 Núm. 134 (2018): Janeiro - Junho
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 39 n. 134 (2018): Janeiro - Junho
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550333222912