Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calzolaio, Aziz Eduardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1005
Resumo: A reintrodução da política industrial na década de 2000 foi acompanhada pela queda da produtividade do trabalho (PT). O artigo objetiva analisar diversas variáveis econômicas que compõem o índice de produtividade de trabalho, antes e depois da reintrodução da política industrial e, assim, contribuir com a avaliação das políticas industriais adotadas na década 2000. Para tanto, aplica a técnica Shift-Share e cálculos que medem a dinâmica da produção industrial. As variáveis foram extraídas da Pesquisa Anual Industrial (IBGE). Como resultado, emergiram-se duas estruturas econômicas relacionadas à política industrial e ao desempenho da industrial de transformação brasileira de 1996 a 2012. Em uma delas, a oscilação do valor da produção industrial cresceu menos do que a do custo industrial, de maneira suficiente para que a variação do Valor da Transformação Industrial fosse inferior à do Pessoal Ocupado (PO). Isso conduziu, portanto, à queda da PT. Na segunda, o valor da produção industrial cresceu mais do que o custo industrial, com isso a variação do Valor da Transformação Industrial superou a do PO. Nessa situação, a PT cresceu. Além disso, o artigo contribuiu para auxiliar novos métodos de avaliação de política industrial ao escrutinar diversas variáveis harmonizadas com a avaliação dum índice produtividade.
id IPARDES-1_2b9d93d14e47f4ca68e0b9f5482924fb
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1005
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000Política industrialEconomia industrialDesenvolvimento industrialProduçãoProdutividade industrialA reintrodução da política industrial na década de 2000 foi acompanhada pela queda da produtividade do trabalho (PT). O artigo objetiva analisar diversas variáveis econômicas que compõem o índice de produtividade de trabalho, antes e depois da reintrodução da política industrial e, assim, contribuir com a avaliação das políticas industriais adotadas na década 2000. Para tanto, aplica a técnica Shift-Share e cálculos que medem a dinâmica da produção industrial. As variáveis foram extraídas da Pesquisa Anual Industrial (IBGE). Como resultado, emergiram-se duas estruturas econômicas relacionadas à política industrial e ao desempenho da industrial de transformação brasileira de 1996 a 2012. Em uma delas, a oscilação do valor da produção industrial cresceu menos do que a do custo industrial, de maneira suficiente para que a variação do Valor da Transformação Industrial fosse inferior à do Pessoal Ocupado (PO). Isso conduziu, portanto, à queda da PT. Na segunda, o valor da produção industrial cresceu mais do que o custo industrial, com isso a variação do Valor da Transformação Industrial superou a do PO. Nessa situação, a PT cresceu. Além disso, o artigo contribuiu para auxiliar novos métodos de avaliação de política industrial ao escrutinar diversas variáveis harmonizadas com a avaliação dum índice produtividade.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2019-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica com tabulações especiais do IBGEapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1005Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 40 No. 136 (2019): Janeiro-Junho; 47Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 40 Núm. 136 (2019): Janeiro-Junho; 47Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 40 n. 136 (2019): Janeiro-Junho; 472236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1005/1159Calzolaio, Aziz Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T14:15:00Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1005Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2019-07-10T14:15Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000
title Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000
spellingShingle Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000
Calzolaio, Aziz Eduardo
Política industrial
Economia industrial
Desenvolvimento industrial
Produção
Produtividade industrial
title_short Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000
title_full Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000
title_fullStr Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000
title_full_unstemmed Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000
title_sort Política industrial e desempenho da indústria brasileira na década de 2000
author Calzolaio, Aziz Eduardo
author_facet Calzolaio, Aziz Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calzolaio, Aziz Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Política industrial
Economia industrial
Desenvolvimento industrial
Produção
Produtividade industrial
topic Política industrial
Economia industrial
Desenvolvimento industrial
Produção
Produtividade industrial
description A reintrodução da política industrial na década de 2000 foi acompanhada pela queda da produtividade do trabalho (PT). O artigo objetiva analisar diversas variáveis econômicas que compõem o índice de produtividade de trabalho, antes e depois da reintrodução da política industrial e, assim, contribuir com a avaliação das políticas industriais adotadas na década 2000. Para tanto, aplica a técnica Shift-Share e cálculos que medem a dinâmica da produção industrial. As variáveis foram extraídas da Pesquisa Anual Industrial (IBGE). Como resultado, emergiram-se duas estruturas econômicas relacionadas à política industrial e ao desempenho da industrial de transformação brasileira de 1996 a 2012. Em uma delas, a oscilação do valor da produção industrial cresceu menos do que a do custo industrial, de maneira suficiente para que a variação do Valor da Transformação Industrial fosse inferior à do Pessoal Ocupado (PO). Isso conduziu, portanto, à queda da PT. Na segunda, o valor da produção industrial cresceu mais do que o custo industrial, com isso a variação do Valor da Transformação Industrial superou a do PO. Nessa situação, a PT cresceu. Além disso, o artigo contribuiu para auxiliar novos métodos de avaliação de política industrial ao escrutinar diversas variáveis harmonizadas com a avaliação dum índice produtividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica com tabulações especiais do IBGE
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1005
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1005/1159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 40 No. 136 (2019): Janeiro-Junho; 47
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 40 Núm. 136 (2019): Janeiro-Junho; 47
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 40 n. 136 (2019): Janeiro-Junho; 47
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550346854400