Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa Neto, Gilcindo de Castro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marini, Marcos Junior, Gazolla, Marcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/934
Resumo: As aglomerações industriais especializadas, concentradas regionalmente, compostas basicamente, por pequenas empresas, conhecidas no Brasil como Arranjos Produtivos Locais (APLs), tem sido tema de estudos e pesquisas, seja no meio acadêmico, governamental ou mesmo corporativo. Tais estudos têm levantado a importância da participação de vários atores no processo de desenvolvimento de arranjos produtivos e destacam como fator-chave, a participação dos governos estaduais no processo de formulação e implementação de políticas públicas concretas e eficientes para a execução de programas e projetos viáveis e pragmáticos. Este artigo pretende analisar como os três Estados do sul do Brasil implementam suas políticas de apoio à APLs, a partir da inserção do tema em seus respectivos Planejamentos Plurianuais (PPAs), referentes aos períodos de 2012-2015 e 2016-2019. Os resultados deste trabalho demonstram que a disponibilidade de recursos financeiros por parte dos governos estaduais, devidamente prevista em lei, torna-se essencial para a viabilidade de projetos de adensamento de cadeias produtivas e fortalecimento dessas importantes redes empresariais promotoras do desenvolvimento local.
id IPARDES-1_454abf8c3e928313ccc118d864b65a03
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/934
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do BrasilPolíticas Públicas. Planejamento Plurianual (PPA). Economia Regional. Arranjos Produtivos Locais (APLs). Sul do Brasil.As aglomerações industriais especializadas, concentradas regionalmente, compostas basicamente, por pequenas empresas, conhecidas no Brasil como Arranjos Produtivos Locais (APLs), tem sido tema de estudos e pesquisas, seja no meio acadêmico, governamental ou mesmo corporativo. Tais estudos têm levantado a importância da participação de vários atores no processo de desenvolvimento de arranjos produtivos e destacam como fator-chave, a participação dos governos estaduais no processo de formulação e implementação de políticas públicas concretas e eficientes para a execução de programas e projetos viáveis e pragmáticos. Este artigo pretende analisar como os três Estados do sul do Brasil implementam suas políticas de apoio à APLs, a partir da inserção do tema em seus respectivos Planejamentos Plurianuais (PPAs), referentes aos períodos de 2012-2015 e 2016-2019. Os resultados deste trabalho demonstram que a disponibilidade de recursos financeiros por parte dos governos estaduais, devidamente prevista em lei, torna-se essencial para a viabilidade de projetos de adensamento de cadeias produtivas e fortalecimento dessas importantes redes empresariais promotoras do desenvolvimento local.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/934Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 39 No. 134 (2018): Janeiro - JunhoRevista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 39 Núm. 134 (2018): Janeiro - JunhoRevista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 39 n. 134 (2018): Janeiro - Junho2236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/934/1116Corrêa Neto, Gilcindo de CastroMarini, Marcos JuniorGazolla, Marcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-05T10:26:32Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/934Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2018-07-05T10:26:32Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil
title Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil
spellingShingle Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil
Corrêa Neto, Gilcindo de Castro
Políticas Públicas. Planejamento Plurianual (PPA). Economia Regional. Arranjos Produtivos Locais (APLs). Sul do Brasil.
title_short Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil
title_full Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil
title_fullStr Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil
title_full_unstemmed Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil
title_sort Políticas Públicas para Arranjos Produtivos Locais: uma análise do Sul do Brasil
author Corrêa Neto, Gilcindo de Castro
author_facet Corrêa Neto, Gilcindo de Castro
Marini, Marcos Junior
Gazolla, Marcio
author_role author
author2 Marini, Marcos Junior
Gazolla, Marcio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa Neto, Gilcindo de Castro
Marini, Marcos Junior
Gazolla, Marcio
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas. Planejamento Plurianual (PPA). Economia Regional. Arranjos Produtivos Locais (APLs). Sul do Brasil.
topic Políticas Públicas. Planejamento Plurianual (PPA). Economia Regional. Arranjos Produtivos Locais (APLs). Sul do Brasil.
description As aglomerações industriais especializadas, concentradas regionalmente, compostas basicamente, por pequenas empresas, conhecidas no Brasil como Arranjos Produtivos Locais (APLs), tem sido tema de estudos e pesquisas, seja no meio acadêmico, governamental ou mesmo corporativo. Tais estudos têm levantado a importância da participação de vários atores no processo de desenvolvimento de arranjos produtivos e destacam como fator-chave, a participação dos governos estaduais no processo de formulação e implementação de políticas públicas concretas e eficientes para a execução de programas e projetos viáveis e pragmáticos. Este artigo pretende analisar como os três Estados do sul do Brasil implementam suas políticas de apoio à APLs, a partir da inserção do tema em seus respectivos Planejamentos Plurianuais (PPAs), referentes aos períodos de 2012-2015 e 2016-2019. Os resultados deste trabalho demonstram que a disponibilidade de recursos financeiros por parte dos governos estaduais, devidamente prevista em lei, torna-se essencial para a viabilidade de projetos de adensamento de cadeias produtivas e fortalecimento dessas importantes redes empresariais promotoras do desenvolvimento local.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/934
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/934/1116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 39 No. 134 (2018): Janeiro - Junho
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 39 Núm. 134 (2018): Janeiro - Junho
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 39 n. 134 (2018): Janeiro - Junho
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550287085568