O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furigo, Renata de Faria Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Samora, Patricia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/977
Resumo: Em março de 2018 aconteceram dois eventos mundiais em Brasilia, cujo tema central era a água: o 8º Fórum Mundial da Água, capitaneado pelo Conselho Mundial da Água, e a 4ª edição do Fórum Alternativo Mundial da Água - FAMA, que reuniu organizações sociais de defesa dos direitos humanos. Semelhantes em seus objetivos declarados, desiguais em relevância política e cobertura midiática, ambos trataram do acesso à água no século XXI num cenário de incerteza climática, escassez de fontes de abastecimento seguras e conflitos no acesso a este bem natural. Para demonstrar a semelhança semântica da abordagem do tema nos dois eventos, serão descritos alguns painéis e debates que ocorreram em Brasília e, em seguida, discutidos o conceito de escassez de água e a “despolitização” do tema promovida por agentes como a ONU. O pano de fundo da discussão é o contexto do debate no próprio país que hospedou o evento, detentor do maior potencial de produção de água doce no mundo, mas que lidera um projeto antidemocrático de controle de recursos hídricos apoiado por empresas transnacionais interessadas em dominar as fontes de água e os serviços públicos de saneamento. Este projeto político não reconhece os reais conflitos existentes, muito menos garante a universalização do acesso ao saneamento no país.
id IPARDES-1_6546a10903f694e76dcb85aef1e54f5d
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/977
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXIplanejamento urbanosaneamentopolítica urbanaEm março de 2018 aconteceram dois eventos mundiais em Brasilia, cujo tema central era a água: o 8º Fórum Mundial da Água, capitaneado pelo Conselho Mundial da Água, e a 4ª edição do Fórum Alternativo Mundial da Água - FAMA, que reuniu organizações sociais de defesa dos direitos humanos. Semelhantes em seus objetivos declarados, desiguais em relevância política e cobertura midiática, ambos trataram do acesso à água no século XXI num cenário de incerteza climática, escassez de fontes de abastecimento seguras e conflitos no acesso a este bem natural. Para demonstrar a semelhança semântica da abordagem do tema nos dois eventos, serão descritos alguns painéis e debates que ocorreram em Brasília e, em seguida, discutidos o conceito de escassez de água e a “despolitização” do tema promovida por agentes como a ONU. O pano de fundo da discussão é o contexto do debate no próprio país que hospedou o evento, detentor do maior potencial de produção de água doce no mundo, mas que lidera um projeto antidemocrático de controle de recursos hídricos apoiado por empresas transnacionais interessadas em dominar as fontes de água e os serviços públicos de saneamento. Este projeto político não reconhece os reais conflitos existentes, muito menos garante a universalização do acesso ao saneamento no país.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2019-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de ambiente políticoapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/977Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 40 No. 136 (2019): Janeiro-Junho; 31Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 40 Núm. 136 (2019): Janeiro-Junho; 31Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 40 n. 136 (2019): Janeiro-Junho; 312236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/977/1157Furigo, Renata de Faria RochaSamora, Patricia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-10T14:15:00Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/977Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2019-07-10T14:15Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
title O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
spellingShingle O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
Furigo, Renata de Faria Rocha
planejamento urbano
saneamento
política urbana
title_short O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
title_full O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
title_fullStr O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
title_full_unstemmed O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
title_sort O Fórum Mundial da Água e o FAMA: conflitos e perspectivas para o século XXI
author Furigo, Renata de Faria Rocha
author_facet Furigo, Renata de Faria Rocha
Samora, Patricia Rodrigues
author_role author
author2 Samora, Patricia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furigo, Renata de Faria Rocha
Samora, Patricia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento urbano
saneamento
política urbana
topic planejamento urbano
saneamento
política urbana
description Em março de 2018 aconteceram dois eventos mundiais em Brasilia, cujo tema central era a água: o 8º Fórum Mundial da Água, capitaneado pelo Conselho Mundial da Água, e a 4ª edição do Fórum Alternativo Mundial da Água - FAMA, que reuniu organizações sociais de defesa dos direitos humanos. Semelhantes em seus objetivos declarados, desiguais em relevância política e cobertura midiática, ambos trataram do acesso à água no século XXI num cenário de incerteza climática, escassez de fontes de abastecimento seguras e conflitos no acesso a este bem natural. Para demonstrar a semelhança semântica da abordagem do tema nos dois eventos, serão descritos alguns painéis e debates que ocorreram em Brasília e, em seguida, discutidos o conceito de escassez de água e a “despolitização” do tema promovida por agentes como a ONU. O pano de fundo da discussão é o contexto do debate no próprio país que hospedou o evento, detentor do maior potencial de produção de água doce no mundo, mas que lidera um projeto antidemocrático de controle de recursos hídricos apoiado por empresas transnacionais interessadas em dominar as fontes de água e os serviços públicos de saneamento. Este projeto político não reconhece os reais conflitos existentes, muito menos garante a universalização do acesso ao saneamento no país.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise de ambiente político
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/977
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/977/1157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 40 No. 136 (2019): Janeiro-Junho; 31
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 40 Núm. 136 (2019): Janeiro-Junho; 31
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 40 n. 136 (2019): Janeiro-Junho; 31
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550322737152