Internal Routes of Export Products: the case of soybean

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernando Raphael Ferro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/397
Resumo: This work analyzes the changes in internal flows of exportable soybeans, from the producing regions to ports, according to data regarding production and export of oilseeds in the 1996-2009 period. The analysis of origin and destination was based on information provided by the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) and the Ministério do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior (MDIC/SECEX). The data revealed production increase in the Brazilian Midwest and Northeast Regions, and decreased participation from the South, resultingin logistical changes in soybean exports. It is possible to conclude that between 1996 and 2009 the distances between producing areas and ports increased, imposing high costs notonly to producers but also to the state and society. The study also highlights that the decreased relative importance of Paranaguá in the period is explained by disadvantages in comparison with the port of Santos – access modes and distance from Midwest producers in particular. It is also possible to notice the role of private operators and the usage of exclusive terminals in the export operations carried out in new ports. 
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It is possible to conclude that between 1996 and 2009 the distances between producing areas and ports increased, imposing high costs notonly to producers but also to the state and society. The study also highlights that the decreased relative importance of Paranaguá in the period is explained by disadvantages in comparison with the port of Santos – access modes and distance from Midwest producers in particular. It is also possible to notice the role of private operators and the usage of exclusive terminals in the export operations carried out in new ports. Este trabajo analiza los cambios en los flujos internos de la soja para la exportación, desde las áreas de producción hasta los puertos de destino, a partir de los datos relativos a la producción y exportación de semillas oleaginosas en el período 1996-2009. Se utilizaron los datos del Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) y el Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC/SECEX), del cual se ha hecho un análisis de origen y destino de la soja. A partir de los datos de la producción, fue posible demostrar el aumento de las cantidades producidas en el Medio Oeste y el Noreste, y la disminución relativa en el Sur, que se reflejó enlos cambios de la logística de exportación de soja. Se puede concluir que entre 1996 y 2009 ocurrió un considerable aumento de las distancias entre las zonas de producción y los puertos de salida, con la imposición de altos costos, no sólo a los productores, sino también al Estado y a la sociedad. Aún cabe destacar que la disminución de la importancia relativa de Paranaguá, en el período estudiado, se puede explicar por los inconvenientes en relación al puerto de Santos, sobre todo respecto a los modos de acceso y distancias de las principales zonas productoras del Medio Oeste brasileño. También se puede resaltar el papel desempeñado por los operadores privados y el uso de terminales exclusivos en la exportación por nuevos puertos. Este trabalho visa analisar as mudanças ocorridas nos fluxos internos da soja destinada à exportação, das áreas produtoras até os portos, a partir dos dados referentes à produção e à exportação da oleaginosa no período 1996-2009. Foram empregados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC/SECEX), a partir dos quais foi feita uma análise de origem e destino da produção de soja. A partir dos dados sobre produção, foi possível apresentar o incremento das quantidades produzidas nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, e o decréscimo relativo do Sul do país o que se refletiu nas mudanças da logística de exportação da soja. É possível concluir que entre 1996 e 2009ocorreu um aumento considerável das distâncias percorridas entre as zonas produtoras os pontos de escoamento, impondo custos elevados não apenas aos produtores, como também ao Estado e à sociedade. Pode-se destacar ainda que o decréscimo da importância relativa de Paranaguá no período estudado se explica por conta das desvantagens em relação ao porto de Santos, principalmente no diz respeito a modais de acesso e às distâncias percorridas desde as principais áreas produtoras do Centro-Oeste. Também é possível destacar o papel exercido pelos operadores privados e o uso de terminais exclusivos na exportação por novos portos.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2012-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploração de Bases de Dadosapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/397Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; No. 123 (2012): Julho - Dezembro; 235-255Revista Paranaense de Desenvolvimento; Núm. 123 (2012): Julho - Dezembro; 235-255Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; n. 123 (2012): Julho - Dezembro; 235-2552236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/397/767Lima, Fernando Raphael Ferro deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-25T18:29:20Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/397Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2013-01-25T18:29:20Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
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