O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara, Marcia Regina Gabardo da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Luiz Gustavo Antonio de, Oliveira, Maria Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/86
Resumo: Este artigo discute o grau de desenvolvimento do corredor da moda do eixo norte e noroeste do Paraná por meio da análise de arranjos produtivos locais, abrangendo as cidades de Cianorte, Apucarana, Maringá e Londrina, a partir dos graus de especialização obtidos pelo cálculo dos quocientes locacionais de emprego e estabelecimentos. Constatou-se que há especialização na região em relação ao Estado, sendo algumas das cidades reconhecidas nacionalmente no setor, além de possuírem sinergias ocasionadas pelas localizações próximas, gerando ganhos para a economia regional. Identificou-se a predominância de etapas da cadeia de forma distinta para cada cidade analisada. Cianorte e Apucarana possuem elevados graus de especialização captados pelos quocientes, enquanto Londrina e Maringá possuem baixa especialização, porém com predominância em quase todas as etapas da cadeia produtiva, característica associada ao elevado grau de diversificação das economias londrinense e maringaense. Conclui-se que houve transbordamento e que as vantagens de aglomerações beneficiam os quatro APLs, dada a proximidade geográfica. Ademais, eles devem ser beneficiados em conjunto pelas políticas públicas para transformar a região em pólo exportador reconhecido no futuro, via implantação de programas como APL (Arranjos Produtivos Locais) e PEIEX (Programa Extensão Industrial Exportadora) nos APLs das quatro cidades que constituem o corredor da moda do Paraná.
id IPARDES-1_823ee218142beefd5cc04c6ed0b2918e
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/86
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locaisArranjo produtivo localtêxtil-vestuáriocorredor da modaParanáEste artigo discute o grau de desenvolvimento do corredor da moda do eixo norte e noroeste do Paraná por meio da análise de arranjos produtivos locais, abrangendo as cidades de Cianorte, Apucarana, Maringá e Londrina, a partir dos graus de especialização obtidos pelo cálculo dos quocientes locacionais de emprego e estabelecimentos. Constatou-se que há especialização na região em relação ao Estado, sendo algumas das cidades reconhecidas nacionalmente no setor, além de possuírem sinergias ocasionadas pelas localizações próximas, gerando ganhos para a economia regional. Identificou-se a predominância de etapas da cadeia de forma distinta para cada cidade analisada. Cianorte e Apucarana possuem elevados graus de especialização captados pelos quocientes, enquanto Londrina e Maringá possuem baixa especialização, porém com predominância em quase todas as etapas da cadeia produtiva, característica associada ao elevado grau de diversificação das economias londrinense e maringaense. Conclui-se que houve transbordamento e que as vantagens de aglomerações beneficiam os quatro APLs, dada a proximidade geográfica. Ademais, eles devem ser beneficiados em conjunto pelas políticas públicas para transformar a região em pólo exportador reconhecido no futuro, via implantação de programas como APL (Arranjos Produtivos Locais) e PEIEX (Programa Extensão Industrial Exportadora) nos APLs das quatro cidades que constituem o corredor da moda do Paraná.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/86Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; No. 110 (2006): Janeiro - Junho; 33-68Revista Paranaense de Desenvolvimento; Núm. 110 (2006): Janeiro - Junho; 33-68Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; n. 110 (2006): Janeiro - Junho; 33-682236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/86/95Camara, Marcia Regina Gabardo daSouza, Luiz Gustavo Antonio deOliveira, Maria Aparecida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-17T17:29:08Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/86Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2011-08-17T17:29:08Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
title O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
spellingShingle O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
Camara, Marcia Regina Gabardo da
Arranjo produtivo local
têxtil-vestuário
corredor da moda
Paraná
title_short O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
title_full O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
title_fullStr O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
title_full_unstemmed O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
title_sort O corredor da moda do norte-noroeste do Paraná à luz dos arranjos produtivos locais
author Camara, Marcia Regina Gabardo da
author_facet Camara, Marcia Regina Gabardo da
Souza, Luiz Gustavo Antonio de
Oliveira, Maria Aparecida de
author_role author
author2 Souza, Luiz Gustavo Antonio de
Oliveira, Maria Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara, Marcia Regina Gabardo da
Souza, Luiz Gustavo Antonio de
Oliveira, Maria Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv Arranjo produtivo local
têxtil-vestuário
corredor da moda
Paraná
topic Arranjo produtivo local
têxtil-vestuário
corredor da moda
Paraná
description Este artigo discute o grau de desenvolvimento do corredor da moda do eixo norte e noroeste do Paraná por meio da análise de arranjos produtivos locais, abrangendo as cidades de Cianorte, Apucarana, Maringá e Londrina, a partir dos graus de especialização obtidos pelo cálculo dos quocientes locacionais de emprego e estabelecimentos. Constatou-se que há especialização na região em relação ao Estado, sendo algumas das cidades reconhecidas nacionalmente no setor, além de possuírem sinergias ocasionadas pelas localizações próximas, gerando ganhos para a economia regional. Identificou-se a predominância de etapas da cadeia de forma distinta para cada cidade analisada. Cianorte e Apucarana possuem elevados graus de especialização captados pelos quocientes, enquanto Londrina e Maringá possuem baixa especialização, porém com predominância em quase todas as etapas da cadeia produtiva, característica associada ao elevado grau de diversificação das economias londrinense e maringaense. Conclui-se que houve transbordamento e que as vantagens de aglomerações beneficiam os quatro APLs, dada a proximidade geográfica. Ademais, eles devem ser beneficiados em conjunto pelas políticas públicas para transformar a região em pólo exportador reconhecido no futuro, via implantação de programas como APL (Arranjos Produtivos Locais) e PEIEX (Programa Extensão Industrial Exportadora) nos APLs das quatro cidades que constituem o corredor da moda do Paraná.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/86
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/86/95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; No. 110 (2006): Janeiro - Junho; 33-68
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Núm. 110 (2006): Janeiro - Junho; 33-68
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; n. 110 (2006): Janeiro - Junho; 33-68
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951548020064256