CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evencio de Oliveira da Silva, Roberto Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bucco Coelho, Luzia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1204
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados do Censo Agropecuário 2017 em relação à caracterização dos estabelecimentos, movimentação financeira, agroindústria rural e agricultura orgânica para o Estado do Paraná. Utiliza-se sempre que possível o recorte de mesorregiões geográficas, e a comparação com o Censo Agropecuário de 2006. Em relação a movimentação financeira, quando verificado apenas o conjunto de estabelecimentos agropecuários que obtiveram crédito para financiamento, nota-se uma diminuição em cerca de 27,3% do número total de tomadores de crédito no Paraná, reduzindo de 111.043 para 80.730 no período analisado, a finalidade mais acessada é a de custeio que representou 74% dos contratos em ser em 2017. Quanto aos dados sobre agroindústria rural, as informações presentes no Censo Agropecuário permitiram verificar quais os principais produtos que estão sendo transformados nas propriedades. Destaca-se a expansão em número de estabelecimentos e quantidade produzida de queijo e requeijão, geleias e doces e legumes e verduras processadas em relação aos resultados Censo de 2006. Os dados sobre agricultura orgânica apesar de limitados indicam um cenário de ampliação no número de estabelecimentos com produção orgânica certificada, o Paraná figura como o segundo maior estado em número de estabelecimentos com produção de orgânicos. Ainda, observa-se que o número de estabelecimentos aumentou em todas as regiões do Estado, sendo que o maior acréscimo ocorreu na mesorregião Centro-Sul.
id IPARDES-1_8a9c7a5c44714c5e1db57963af0b8fa6
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1204
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICACenso Agropecuárioestabelecimentos ruraisagroindústrias ruraisagricultura orgânicaEste artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados do Censo Agropecuário 2017 em relação à caracterização dos estabelecimentos, movimentação financeira, agroindústria rural e agricultura orgânica para o Estado do Paraná. Utiliza-se sempre que possível o recorte de mesorregiões geográficas, e a comparação com o Censo Agropecuário de 2006. Em relação a movimentação financeira, quando verificado apenas o conjunto de estabelecimentos agropecuários que obtiveram crédito para financiamento, nota-se uma diminuição em cerca de 27,3% do número total de tomadores de crédito no Paraná, reduzindo de 111.043 para 80.730 no período analisado, a finalidade mais acessada é a de custeio que representou 74% dos contratos em ser em 2017. Quanto aos dados sobre agroindústria rural, as informações presentes no Censo Agropecuário permitiram verificar quais os principais produtos que estão sendo transformados nas propriedades. Destaca-se a expansão em número de estabelecimentos e quantidade produzida de queijo e requeijão, geleias e doces e legumes e verduras processadas em relação aos resultados Censo de 2006. Os dados sobre agricultura orgânica apesar de limitados indicam um cenário de ampliação no número de estabelecimentos com produção orgânica certificada, o Paraná figura como o segundo maior estado em número de estabelecimentos com produção de orgânicos. Ainda, observa-se que o número de estabelecimentos aumentou em todas as regiões do Estado, sendo que o maior acréscimo ocorreu na mesorregião Centro-Sul.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2022-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1204Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 42 No. 141 (2021): Julho - DezembroRevista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 42 Núm. 141 (2021): Julho - DezembroRevista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 42 n. 141 (2021): Julho - Dezembro2236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1204/1282Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPDinfo:eu-repo/semantics/openAccessEvencio de Oliveira da Silva, Roberto CarlosBucco Coelho, Luzia2022-08-03T13:13:15Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1204Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2022-08-03T13:13:15Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
title CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
spellingShingle CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
Evencio de Oliveira da Silva, Roberto Carlos
Censo Agropecuário
estabelecimentos rurais
agroindústrias rurais
agricultura orgânica
title_short CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
title_full CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
title_fullStr CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
title_full_unstemmed CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
title_sort CENSO AGROPECUÁRIO 2017: MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA, AGROINDÚSTRIAS E AGRICULTURA ORGÂNICA
author Evencio de Oliveira da Silva, Roberto Carlos
author_facet Evencio de Oliveira da Silva, Roberto Carlos
Bucco Coelho, Luzia
author_role author
author2 Bucco Coelho, Luzia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evencio de Oliveira da Silva, Roberto Carlos
Bucco Coelho, Luzia
dc.subject.por.fl_str_mv Censo Agropecuário
estabelecimentos rurais
agroindústrias rurais
agricultura orgânica
topic Censo Agropecuário
estabelecimentos rurais
agroindústrias rurais
agricultura orgânica
description Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados do Censo Agropecuário 2017 em relação à caracterização dos estabelecimentos, movimentação financeira, agroindústria rural e agricultura orgânica para o Estado do Paraná. Utiliza-se sempre que possível o recorte de mesorregiões geográficas, e a comparação com o Censo Agropecuário de 2006. Em relação a movimentação financeira, quando verificado apenas o conjunto de estabelecimentos agropecuários que obtiveram crédito para financiamento, nota-se uma diminuição em cerca de 27,3% do número total de tomadores de crédito no Paraná, reduzindo de 111.043 para 80.730 no período analisado, a finalidade mais acessada é a de custeio que representou 74% dos contratos em ser em 2017. Quanto aos dados sobre agroindústria rural, as informações presentes no Censo Agropecuário permitiram verificar quais os principais produtos que estão sendo transformados nas propriedades. Destaca-se a expansão em número de estabelecimentos e quantidade produzida de queijo e requeijão, geleias e doces e legumes e verduras processadas em relação aos resultados Censo de 2006. Os dados sobre agricultura orgânica apesar de limitados indicam um cenário de ampliação no número de estabelecimentos com produção orgânica certificada, o Paraná figura como o segundo maior estado em número de estabelecimentos com produção de orgânicos. Ainda, observa-se que o número de estabelecimentos aumentou em todas as regiões do Estado, sendo que o maior acréscimo ocorreu na mesorregião Centro-Sul.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1204
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1204/1282
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 42 No. 141 (2021): Julho - Dezembro
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 42 Núm. 141 (2021): Julho - Dezembro
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 42 n. 141 (2021): Julho - Dezembro
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550759993344