EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcos Paulo Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ruths, Jéssica Cristina, Piffer, Moacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1150
Resumo: O estudo evidencia a evolução do mercado de trabalho formal em segmentos do agronegócio no Estado do Paraná, no período de 2012 a 2018. Fundamentado nos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), os resultados demonstram a redução de postos de trabalho formais nos segmentos do agronegócio, notadamente, os ocupados por trabalhadores com menor qualificação profissional. Em contraste, nota-se a criação de novas oportunidades para profissionais com maior nível de escolaridade, o que impacta diretamente na renda dos trabalhadores do setor. Além disso, apesar da redução no índice de participação da renda dos segmentos do agronegócio em relação ao total de rendimentos formais gerados na economia paranaense, ressalta-se que a massa salarial do setor e o rendimento médio por trabalhador evoluiu positivamente. Conclui-se que esse contexto de mudanças e a adoção intensiva de inovações científico-tecnológicas nos segmentos do agronegócio implicam em aumento na demanda por profissionais mais qualificados, que possuem perfil compatível com o novo ciclo de inovação tecnológica do setor, baseado em tecnologias poupadoras de mão-de-obra e minimizadoras de custos. Espera-se com este estudo contribuir com as discussões sobre a evolução mercado de trabalho do agronegócio e fornecer subsídios aos governantes para o desenvolvimento de políticas públicas, às empresas privadas e produtores rurais para traçar estratégias de investimentos e produção e aos trabalhadores para avaliar oportunidades de ofertas de trabalho neste setor.
id IPARDES-1_dd2970b672d06c39372d6cf5bda08847
oai_identifier_str oai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1150
network_acronym_str IPARDES-1
network_name_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁEmpregoRendaAgronegócioRAISParaná.O estudo evidencia a evolução do mercado de trabalho formal em segmentos do agronegócio no Estado do Paraná, no período de 2012 a 2018. Fundamentado nos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), os resultados demonstram a redução de postos de trabalho formais nos segmentos do agronegócio, notadamente, os ocupados por trabalhadores com menor qualificação profissional. Em contraste, nota-se a criação de novas oportunidades para profissionais com maior nível de escolaridade, o que impacta diretamente na renda dos trabalhadores do setor. Além disso, apesar da redução no índice de participação da renda dos segmentos do agronegócio em relação ao total de rendimentos formais gerados na economia paranaense, ressalta-se que a massa salarial do setor e o rendimento médio por trabalhador evoluiu positivamente. Conclui-se que esse contexto de mudanças e a adoção intensiva de inovações científico-tecnológicas nos segmentos do agronegócio implicam em aumento na demanda por profissionais mais qualificados, que possuem perfil compatível com o novo ciclo de inovação tecnológica do setor, baseado em tecnologias poupadoras de mão-de-obra e minimizadoras de custos. Espera-se com este estudo contribuir com as discussões sobre a evolução mercado de trabalho do agronegócio e fornecer subsídios aos governantes para o desenvolvimento de políticas públicas, às empresas privadas e produtores rurais para traçar estratégias de investimentos e produção e aos trabalhadores para avaliar oportunidades de ofertas de trabalho neste setor.Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES2021-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratório-descritivo; longitudinal; ex post facto.application/pdfhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1150Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 139 (2020): Julho - DezembroRevista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 139 (2020): Julho - DezembroRevista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 139 (2020): Julho - Dezembro2236-55670556-6916reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)instacron:IPARDESporhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1150/1224Souza, Marcos Paulo Rodrigues deRuths, Jéssica CristinaPiffer, Moacirinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T14:39:27Zoai:ojs.ipardes.emnuvens.com.br:article/1150Revistahttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaenseONGhttps://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/oaisilmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br2236-55670556-6916opendoar:2021-12-20T14:39:27Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)false
dc.title.none.fl_str_mv EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
title EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
spellingShingle EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
Souza, Marcos Paulo Rodrigues de
Emprego
Renda
Agronegócio
RAIS
Paraná.
title_short EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
title_full EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
title_fullStr EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
title_full_unstemmed EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
title_sort EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO FORMAL EM SEGMENTOS DO AGRONEGÓCIO NO ESTADO DO PARANÁ
author Souza, Marcos Paulo Rodrigues de
author_facet Souza, Marcos Paulo Rodrigues de
Ruths, Jéssica Cristina
Piffer, Moacir
author_role author
author2 Ruths, Jéssica Cristina
Piffer, Moacir
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcos Paulo Rodrigues de
Ruths, Jéssica Cristina
Piffer, Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Emprego
Renda
Agronegócio
RAIS
Paraná.
topic Emprego
Renda
Agronegócio
RAIS
Paraná.
description O estudo evidencia a evolução do mercado de trabalho formal em segmentos do agronegócio no Estado do Paraná, no período de 2012 a 2018. Fundamentado nos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), os resultados demonstram a redução de postos de trabalho formais nos segmentos do agronegócio, notadamente, os ocupados por trabalhadores com menor qualificação profissional. Em contraste, nota-se a criação de novas oportunidades para profissionais com maior nível de escolaridade, o que impacta diretamente na renda dos trabalhadores do setor. Além disso, apesar da redução no índice de participação da renda dos segmentos do agronegócio em relação ao total de rendimentos formais gerados na economia paranaense, ressalta-se que a massa salarial do setor e o rendimento médio por trabalhador evoluiu positivamente. Conclui-se que esse contexto de mudanças e a adoção intensiva de inovações científico-tecnológicas nos segmentos do agronegócio implicam em aumento na demanda por profissionais mais qualificados, que possuem perfil compatível com o novo ciclo de inovação tecnológica do setor, baseado em tecnologias poupadoras de mão-de-obra e minimizadoras de custos. Espera-se com este estudo contribuir com as discussões sobre a evolução mercado de trabalho do agronegócio e fornecer subsídios aos governantes para o desenvolvimento de políticas públicas, às empresas privadas e produtores rurais para traçar estratégias de investimentos e produção e aos trabalhadores para avaliar oportunidades de ofertas de trabalho neste setor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Exploratório-descritivo; longitudinal; ex post facto.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1150
url https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ipardes.emnuvens.com.br/revistaparanaense/article/view/1150/1224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
publisher.none.fl_str_mv Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; Vol. 41 No. 139 (2020): Julho - Dezembro
Revista Paranaense de Desenvolvimento; Vol. 41 Núm. 139 (2020): Julho - Dezembro
Revista Paranaense de Desenvolvimento - RPD; v. 41 n. 139 (2020): Julho - Dezembro
2236-5567
0556-6916
reponame:Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
instname:Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron:IPARDES
instname_str Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
instacron_str IPARDES
institution IPARDES
reponame_str Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
collection Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Paranaense de Desenvolvimento (Online) - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES)
repository.mail.fl_str_mv silmara.cimbalista@ipardes.pr.gov.br||revista@ipardes.pr.gov.br
_version_ 1798951550708613120