O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Uallace Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8766
Resumo: A partir dos anos 1990, intensificou-se, na economia mundial, a implementação de estratégias por parte das empresas de fragmentarem seus processos de produção e alocar suas atividades produtivas em vários países e regiões, formando com isso cadeias globais de valores que recriam a divisão internacional do trabalho na economia mundial. Diante desse cenário, foram implementadas políticas setoriais, como o Regime Automotivo Brasileiro (RAB) em 1996 e o Inovar-Auto em 2012, com vista a promover, no setor automobilístico, ganho de competitividade e produtividade. O objetivo deste trabalho é analisar essas políticas para a indústria automobilística adotadas a partir dos anos 1990 e seus impactos sobre a participação do Brasil na cadeia produtiva automobilística, bem como sua relação com a dinâmica da inserção externa brasileira nas últimas décadas, propondo ainda ideias que contribuam para a reflexão sobre a construção de uma agenda de políticas públicas no Brasil que tenha como objetivo a integração do país nas cadeias globais de valor da indústria automobilística.
id IPEA_001a37ff753edc6a9765670726764fbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/8766
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014IPEA::Indústria::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção industrialIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::InovaçõesIPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria AutomobilísticaCadeias globais de valorIndústria automobilísticaInovar-autoIntegração internacionalIndústria de autopeçasA partir dos anos 1990, intensificou-se, na economia mundial, a implementação de estratégias por parte das empresas de fragmentarem seus processos de produção e alocar suas atividades produtivas em vários países e regiões, formando com isso cadeias globais de valores que recriam a divisão internacional do trabalho na economia mundial. Diante desse cenário, foram implementadas políticas setoriais, como o Regime Automotivo Brasileiro (RAB) em 1996 e o Inovar-Auto em 2012, com vista a promover, no setor automobilístico, ganho de competitividade e produtividade. O objetivo deste trabalho é analisar essas políticas para a indústria automobilística adotadas a partir dos anos 1990 e seus impactos sobre a participação do Brasil na cadeia produtiva automobilística, bem como sua relação com a dinâmica da inserção externa brasileira nas últimas décadas, propondo ainda ideias que contribuam para a reflexão sobre a construção de uma agenda de políticas públicas no Brasil que tenha como objetivo a integração do país nas cadeias globais de valor da indústria automobilística.p. 451-543 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2018-11-22T18:35:24Z2018-11-22T18:35:24Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8766http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEACapítulo publicado em: Cadeias globais de valor, políticas públicas e desenvolvimento / organizadores: Ivan Tiago Machado Oliveira, Flávio Lyrio Carneiro, Edison Benedito da Silva Filho. – Brasília : Ipea, 2017.Brasil1990-2014Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Uallace Moreirapor2018-11-22T18:35:24Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/8766Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-07-12T12:08:11.325017Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014
title O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014
spellingShingle O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014
Lima, Uallace Moreira
IPEA::Indústria::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção industrial
IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações
IPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilística
Cadeias globais de valor
Indústria automobilística
Inovar-auto
Integração internacional
Indústria de autopeças
title_short O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014
title_full O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014
title_fullStr O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014
title_full_unstemmed O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014
title_sort O Brasil e a cadeia automobilística : uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014
author Lima, Uallace Moreira
author_facet Lima, Uallace Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Uallace Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Indústria::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção industrial
IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações
IPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilística
Cadeias globais de valor
Indústria automobilística
Inovar-auto
Integração internacional
Indústria de autopeças
topic IPEA::Indústria::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção Industrial. Produtos Industriais::Produção industrial
IPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::Inovações
IPEA::Indústria::Indústria Metalúrgica::Indústria de Transportes::Indústria Automobilística
Cadeias globais de valor
Indústria automobilística
Inovar-auto
Integração internacional
Indústria de autopeças
description A partir dos anos 1990, intensificou-se, na economia mundial, a implementação de estratégias por parte das empresas de fragmentarem seus processos de produção e alocar suas atividades produtivas em vários países e regiões, formando com isso cadeias globais de valores que recriam a divisão internacional do trabalho na economia mundial. Diante desse cenário, foram implementadas políticas setoriais, como o Regime Automotivo Brasileiro (RAB) em 1996 e o Inovar-Auto em 2012, com vista a promover, no setor automobilístico, ganho de competitividade e produtividade. O objetivo deste trabalho é analisar essas políticas para a indústria automobilística adotadas a partir dos anos 1990 e seus impactos sobre a participação do Brasil na cadeia produtiva automobilística, bem como sua relação com a dinâmica da inserção externa brasileira nas últimas décadas, propondo ainda ideias que contribuam para a reflexão sobre a construção de uma agenda de políticas públicas no Brasil que tenha como objetivo a integração do país nas cadeias globais de valor da indústria automobilística.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-11-22T18:35:24Z
2018-11-22T18:35:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8766
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Capítulo publicado em: Cadeias globais de valor, políticas públicas e desenvolvimento / organizadores: Ivan Tiago Machado Oliveira, Flávio Lyrio Carneiro, Edison Benedito da Silva Filho. – Brasília : Ipea, 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
1990-2014
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1804387524420829184