Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/0013000005387 |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3726 |
Resumo: | Este capítulo põe em foco três temas que guardam estreita vinculação com a efetivação do direito à educação no Brasil. O primeiro corresponde ao desafio de, senão erradicar, ao menos reduzir substancialmente o analfabetismo entre jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar, na seção 2.1, os principais limitantes e pontos críticos que têm comprometido a concretização deste intento. O segundo tema também revela problemática quase tão antiga quanto a primeira, com efeitos deletérios sobre o nível e a qualidade de formação educacional da população brasileira. Trata-se dos baixos índices de desempenho e rendimento dos estudantes das redes públicas de educação básica, os quais passaram a ser monitorados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2007. Desse modo, na seção 2.2, analisou-se a evolução deste indicador nos anos de 2005-2007, segundo as redes de ensino e as grandes regiões brasileiras. O terceiro tema, na seção 2.3, trata do acesso à educação superior no período 2001-2007, no intuito de identificar possíveis impactos decorrentes da implantação do Programa Universidade para Todos (ProUni), no que concerne à ampliação do acesso das populações negra e de baixa renda. Por fim, discorre-se sobre avanços identificados no período sob análise e desafios que se colocam para a sociedade brasileira, cuja superação se faz necessária para fazer valer o princípio da educação como direito de todos. |
id |
IPEA_005afadf6c7fff6786271b43d4133475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3726 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidadeRealization of the right to education : inclusion and quality improvementDireito à educaçãoQualidade da educaçãoFormação educacionalPrograma Universidade para Todos (ProUni)Este capítulo põe em foco três temas que guardam estreita vinculação com a efetivação do direito à educação no Brasil. O primeiro corresponde ao desafio de, senão erradicar, ao menos reduzir substancialmente o analfabetismo entre jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar, na seção 2.1, os principais limitantes e pontos críticos que têm comprometido a concretização deste intento. O segundo tema também revela problemática quase tão antiga quanto a primeira, com efeitos deletérios sobre o nível e a qualidade de formação educacional da população brasileira. Trata-se dos baixos índices de desempenho e rendimento dos estudantes das redes públicas de educação básica, os quais passaram a ser monitorados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2007. Desse modo, na seção 2.2, analisou-se a evolução deste indicador nos anos de 2005-2007, segundo as redes de ensino e as grandes regiões brasileiras. O terceiro tema, na seção 2.3, trata do acesso à educação superior no período 2001-2007, no intuito de identificar possíveis impactos decorrentes da implantação do Programa Universidade para Todos (ProUni), no que concerne à ampliação do acesso das populações negra e de baixa renda. Por fim, discorre-se sobre avanços identificados no período sob análise e desafios que se colocam para a sociedade brasileira, cuja superação se faz necessária para fazer valer o princípio da educação como direito de todos.p. 617-637Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-04-08T19:11:36Z2015-04-08T19:11:36Z2009Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3726ark:/51990/0013000005387http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078Brasil2001-2007Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCorbucci, Paulo Robertopor2020-11-13T19:57:34Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-11-13T19:57:34Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade Realization of the right to education : inclusion and quality improvement |
title |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade |
spellingShingle |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade Corbucci, Paulo Roberto Direito à educação Qualidade da educação Formação educacional Programa Universidade para Todos (ProUni) |
title_short |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade |
title_full |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade |
title_fullStr |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade |
title_full_unstemmed |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade |
title_sort |
Efetivação do direito à educação : inclusão e melhoria da qualidade |
author |
Corbucci, Paulo Roberto |
author_facet |
Corbucci, Paulo Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corbucci, Paulo Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação Qualidade da educação Formação educacional Programa Universidade para Todos (ProUni) |
topic |
Direito à educação Qualidade da educação Formação educacional Programa Universidade para Todos (ProUni) |
description |
Este capítulo põe em foco três temas que guardam estreita vinculação com a efetivação do direito à educação no Brasil. O primeiro corresponde ao desafio de, senão erradicar, ao menos reduzir substancialmente o analfabetismo entre jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar, na seção 2.1, os principais limitantes e pontos críticos que têm comprometido a concretização deste intento. O segundo tema também revela problemática quase tão antiga quanto a primeira, com efeitos deletérios sobre o nível e a qualidade de formação educacional da população brasileira. Trata-se dos baixos índices de desempenho e rendimento dos estudantes das redes públicas de educação básica, os quais passaram a ser monitorados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), em 2007. Desse modo, na seção 2.2, analisou-se a evolução deste indicador nos anos de 2005-2007, segundo as redes de ensino e as grandes regiões brasileiras. O terceiro tema, na seção 2.3, trata do acesso à educação superior no período 2001-2007, no intuito de identificar possíveis impactos decorrentes da implantação do Programa Universidade para Todos (ProUni), no que concerne à ampliação do acesso das populações negra e de baixa renda. Por fim, discorre-se sobre avanços identificados no período sob análise e desafios que se colocam para a sociedade brasileira, cuja superação se faz necessária para fazer valer o princípio da educação como direito de todos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2015-04-08T19:11:36Z 2015-04-08T19:11:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3726 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/0013000005387 |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3726 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/0013000005387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil 2001-2007 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173063599194112 |