Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osorio, Rafael Guerreiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tufani, Cláudia Mayara, Rodrigues, Clarissa Guimarães, Moretti, Gianna Sanchez
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000hp1c
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956
Resumo: "Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...)
id IPEA_02415c7551459e7762c93594a1ddd42c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/15956
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política públicaUniversalizaralfabetizaçãoMaceiósubsídiospolítica pública"Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...)"Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...)136 p. : il.2024-10-04T00:14:53Z2024-10-04T00:14:53Z2016Research Reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956ark:/51990/001300000hp1cInternational Policy Centre for Inclusive GrowthUnited Nations Development ProgrammeLicença total exclusivaO texto e dados desta publicação podem ser reproduzidos desde que as fontes sejam citadas. Reproduções com fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessOsorio, Rafael GuerreiroTufani, Cláudia MayaraRodrigues, Clarissa GuimarãesMoretti, Gianna Sanchezporreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEA2024-10-04T06:33:04Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/15956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-10-04T06:33:04Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
title Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
spellingShingle Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
Osorio, Rafael Guerreiro
Universalizar
alfabetização
Maceió
subsídios
política pública
title_short Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
title_full Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
title_fullStr Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
title_full_unstemmed Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
title_sort Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
author Osorio, Rafael Guerreiro
author_facet Osorio, Rafael Guerreiro
Tufani, Cláudia Mayara
Rodrigues, Clarissa Guimarães
Moretti, Gianna Sanchez
author_role author
author2 Tufani, Cláudia Mayara
Rodrigues, Clarissa Guimarães
Moretti, Gianna Sanchez
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osorio, Rafael Guerreiro
Tufani, Cláudia Mayara
Rodrigues, Clarissa Guimarães
Moretti, Gianna Sanchez
dc.subject.por.fl_str_mv Universalizar
alfabetização
Maceió
subsídios
política pública
topic Universalizar
alfabetização
Maceió
subsídios
política pública
description "Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-10-04T00:14:53Z
2024-10-04T00:14:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv Research Report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000hp1c
url https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956
identifier_str_mv ark:/51990/001300000hp1c
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv International Policy Centre for Inclusive Growth
United Nations Development Programme
Licença total exclusiva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv International Policy Centre for Inclusive Growth
United Nations Development Programme
Licença total exclusiva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173106483855360