Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000hp1c |
Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956 |
Resumo: | "Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...) |
id |
IPEA_02415c7551459e7762c93594a1ddd42c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/15956 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política públicaUniversalizaralfabetizaçãoMaceiósubsídiospolítica pública"Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...)"Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...)136 p. : il.2024-10-04T00:14:53Z2024-10-04T00:14:53Z2016Research Reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956ark:/51990/001300000hp1cInternational Policy Centre for Inclusive GrowthUnited Nations Development ProgrammeLicença total exclusivaO texto e dados desta publicação podem ser reproduzidos desde que as fontes sejam citadas. Reproduções com fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessOsorio, Rafael GuerreiroTufani, Cláudia MayaraRodrigues, Clarissa GuimarãesMoretti, Gianna Sanchezporreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEA2024-10-04T06:33:04Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/15956Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-10-04T06:33:04Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública |
title |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública |
spellingShingle |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública Osorio, Rafael Guerreiro Universalizar alfabetização Maceió subsídios política pública |
title_short |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública |
title_full |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública |
title_fullStr |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública |
title_full_unstemmed |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública |
title_sort |
Universalizar a alfabetização em Maceió: subsídios para a política pública |
author |
Osorio, Rafael Guerreiro |
author_facet |
Osorio, Rafael Guerreiro Tufani, Cláudia Mayara Rodrigues, Clarissa Guimarães Moretti, Gianna Sanchez |
author_role |
author |
author2 |
Tufani, Cláudia Mayara Rodrigues, Clarissa Guimarães Moretti, Gianna Sanchez |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Osorio, Rafael Guerreiro Tufani, Cláudia Mayara Rodrigues, Clarissa Guimarães Moretti, Gianna Sanchez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universalizar alfabetização Maceió subsídios política pública |
topic |
Universalizar alfabetização Maceió subsídios política pública |
description |
"Entre os muitos desafios que se apresentam ao desenvolvimento humano de Maceió, e de Alagoas, a educação é um dos principais, e, em seu âmbito, universalizar a alfabetização. Em 2010, a rede municipal já conseguia oferecer vagas no ensino fundamental para quase todas as crianças, com êxito quase absoluto em alfabetizá-las – ainda que nem sempre na "idade certa". Falta pouco para a universalização da alfabetização entre as novas gerações. No entanto, no passado, nem todas as crianças tinham a oportunidade de ir à escola, e nem todas as que passavam pela escola se alfabetizavam. Assim, ainda existem muitos adultos analfabetos na capital. Esse contingente foi reforçado ao longo de décadas por imigrantes de outros municípios de Alagoas e dos estados limítrofes, cujas redes de ensino também deixaram de alfabetizar uma quantidade significativa de pessoas". (...) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2024-10-04T00:14:53Z 2024-10-04T00:14:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Research Report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000hp1c |
url |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/15956 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000hp1c |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
International Policy Centre for Inclusive Growth United Nations Development Programme Licença total exclusiva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
International Policy Centre for Inclusive Growth United Nations Development Programme Licença total exclusiva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173106483855360 |