Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jessica Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bussmann, Tanise Brandão, Hoff, Debora Nayar
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/00130000026hp
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792
Resumo: Este artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise.
id IPEA_0eb0523b8bf6c96fa285bdf6f9329109
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11792
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadasNational Education Plan for higher education : an empirical analysis on selected goalsPlan Nacional de Educación (PNE) para la educación superior : un análisis empírico de objetivos seleccionadosIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino SuperiorIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::CensosEnsino superiorPlano Nacional de EducaçãoCenso do Ensino SuperiorEste artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise.p. 205-236 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2023-02-17T17:03:00Z2023-02-17T17:03:00Z2021-09Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792ark:/51990/00130000026hphttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/113162001-2010Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Jessica AlvesBussmann, Tanise BrandãoHoff, Debora Nayarpor2024-03-14T06:02:22Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11792Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-14T06:02:22Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
National Education Plan for higher education : an empirical analysis on selected goals
Plan Nacional de Educación (PNE) para la educación superior : un análisis empírico de objetivos seleccionados
title Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
spellingShingle Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
Machado, Jessica Alves
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior
IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Censos
Ensino superior
Plano Nacional de Educação
Censo do Ensino Superior
title_short Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
title_full Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
title_fullStr Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
title_full_unstemmed Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
title_sort Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
author Machado, Jessica Alves
author_facet Machado, Jessica Alves
Bussmann, Tanise Brandão
Hoff, Debora Nayar
author_role author
author2 Bussmann, Tanise Brandão
Hoff, Debora Nayar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jessica Alves
Bussmann, Tanise Brandão
Hoff, Debora Nayar
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior
IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Censos
Ensino superior
Plano Nacional de Educação
Censo do Ensino Superior
topic IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior
IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Censos
Ensino superior
Plano Nacional de Educação
Censo do Ensino Superior
description Este artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09
2023-02-17T17:03:00Z
2023-02-17T17:03:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/00130000026hp
url https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792
identifier_str_mv ark:/51990/00130000026hp
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11316
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv 2001-2010
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br/ppp
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173051475558400