Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/00130000026hp |
Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise. |
id |
IPEA_0eb0523b8bf6c96fa285bdf6f9329109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11792 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadasNational Education Plan for higher education : an empirical analysis on selected goalsPlan Nacional de Educación (PNE) para la educación superior : un análisis empírico de objetivos seleccionadosIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino SuperiorIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::CensosEnsino superiorPlano Nacional de EducaçãoCenso do Ensino SuperiorEste artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise.p. 205-236 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2023-02-17T17:03:00Z2023-02-17T17:03:00Z2021-09Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792ark:/51990/00130000026hphttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/113162001-2010Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Jessica AlvesBussmann, Tanise BrandãoHoff, Debora Nayarpor2024-03-14T06:02:22Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11792Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-14T06:02:22Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas National Education Plan for higher education : an empirical analysis on selected goals Plan Nacional de Educación (PNE) para la educación superior : un análisis empírico de objetivos seleccionados |
title |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas |
spellingShingle |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas Machado, Jessica Alves IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Censos Ensino superior Plano Nacional de Educação Censo do Ensino Superior |
title_short |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas |
title_full |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas |
title_fullStr |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas |
title_full_unstemmed |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas |
title_sort |
Plano Nacional de Educação (PNE) para o ensino superior : uma análise empírica sobre metas selecionadas |
author |
Machado, Jessica Alves |
author_facet |
Machado, Jessica Alves Bussmann, Tanise Brandão Hoff, Debora Nayar |
author_role |
author |
author2 |
Bussmann, Tanise Brandão Hoff, Debora Nayar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Jessica Alves Bussmann, Tanise Brandão Hoff, Debora Nayar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Censos Ensino superior Plano Nacional de Educação Censo do Ensino Superior |
topic |
IPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino Superior IPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Coleta de Dados::Coleta de Dados::Censos Ensino superior Plano Nacional de Educação Censo do Ensino Superior |
description |
Este artigo tem como objetivo observar o desempenho do Brasil em relação a oito indicadores relacionados a metas quantificáveis do Plano Nacional de Educação voltadas para o ensino superior (PNE-ES), propostas para o período 2001-2010. Para tanto, foi analisada a evolução de algumas das metas contidas no anexo do PNE, de acordo com as informações do Censo do Ensino Superior e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fazendo o uso de estatísticas descritivas para o período entre 2001 e 2014. O período cobre a publicação do I PNE (2001) até a publicação do II PNE (2014). Os resultados apontam para uma modificação no cenário educacional no período, com o cumprimento de algumas das metas. Salienta-se que, de 2001 a 2014, houve uma mudança muito grande na pós-graduação, com aumento significativo da formação, maior participação dos jovens (entre 18 e 24 anos) entre os ingressantes e o início da diversificação da estrutura de organizações acadêmicas, além da criação e do aumento da participação dos institutos federais no espaço de tempo da análise. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09 2023-02-17T17:03:00Z 2023-02-17T17:03:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/00130000026hp |
url |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11792 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/00130000026hp |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
2001-2010 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br/ppp reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173051475558400 |