O IDEB à luz de fatores extrínsecos e intrínsecos à escola : uma abordagem sob a ótica do município
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3946 |
Resumo: | Este capítulo tem por objetivo identificar possíveis correlações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alguns desses fatores extrínsecos e intrínsecos à escola, tendo-se como unidade de análise o município. Como fatores extrínsecos à escola, foram considerados: i) renda domiciliar per capita; ii) condições de moradia existentes em cada município brasileiro no que se refere a saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo – e ao material utilizado na edificação do domicílio; e iii) taxa de alfabetização da população de 18 a 64 anos, que corresponde à faixa etária adulta com mais probabilidade de ter filhos, irmãos ou netos frequentando o ensino fundamental. Entre os fatores intrínsecos, optou-se por analisar a situação dos municípios em relação à infraestrutura pedagógica da escola, a saber: existência de biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências e quadra de esportes. Considerando-se que o IDEB é calculado apenas nos estabelecimentos de ensino urbano, este estudo tem como delimitação esta localização geográfica. Além disso, estabeleceram-se como recorte de análise os anos iniciais – 1° ao 5° ano – do ensino fundamental das redes de ensino estaduais e municipais. |
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O IDEB à luz de fatores extrínsecos e intrínsecos à escola : uma abordagem sob a ótica do municípioThe IDEB in the light of extrinsic and intrinsic factors to the school : an approach from the viewpoint of the municipalityÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)Ensino públicoInfraestrutura pedagógicaMunicípiosEste capítulo tem por objetivo identificar possíveis correlações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e alguns desses fatores extrínsecos e intrínsecos à escola, tendo-se como unidade de análise o município. Como fatores extrínsecos à escola, foram considerados: i) renda domiciliar per capita; ii) condições de moradia existentes em cada município brasileiro no que se refere a saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo – e ao material utilizado na edificação do domicílio; e iii) taxa de alfabetização da população de 18 a 64 anos, que corresponde à faixa etária adulta com mais probabilidade de ter filhos, irmãos ou netos frequentando o ensino fundamental. Entre os fatores intrínsecos, optou-se por analisar a situação dos municípios em relação à infraestrutura pedagógica da escola, a saber: existência de biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências e quadra de esportes. Considerando-se que o IDEB é calculado apenas nos estabelecimentos de ensino urbano, este estudo tem como delimitação esta localização geográfica. Além disso, estabeleceram-se como recorte de análise os anos iniciais – 1° ao 5° ano – do ensino fundamental das redes de ensino estaduais e municipais.p. 793-816 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-07-14T14:07:59Z2015-07-14T14:07:59Z2013Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3946ark:/51990/001300000507vhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2326BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCorbucci, Paulo RobertoZen, Eduardo Luizpor2016-01-19T12:14:53Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3946Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2016-01-19T12:14:53Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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