Políticas de financiamento estudantil : análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superior
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9372 |
Resumo: | Este estudo avaliou o impacto do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 2007 e 2017. As estimativas do efeito médio do tratamento nos tratados indicaram que a participação no Fies aumentou ambos os resultados analisados – tempo total e atraso. Na primeira fase da política, de 2000 a 2009, o aumento no tempo de conclusão para os alunos que receberam o Fies foi de 8,5 meses. Já na segunda fase, de 2010 a 2014, a qual se caracteriza pelo afrouxamento nas regras de concessão e pagamento do empréstimo, esse aumento passou para 2,4 anos. No caso do atraso na conclusão do curso, o resultado foi significativo apenas na segunda fase, indicando um aumento de 1,8 ano para os alunos que receberam o Fies. Diante disso, evidencia-se a necessidade de introduzir mecanismos de incentivos nas políticas de concessão de crédito estudantil para que o aluno conclua o curso no tempo regular. |
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Políticas de financiamento estudantil : análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superiorTexto para Discussão (TD) 2507 : Políticas de financiamento estudantil : análise de impacto do Fies no tempo de conclusão do ensino superiorIPEA::Educação. Treinamento::Educação. Pedagogia::Educação. Pedagogia::Economia da EducaçãoIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Financiamento da Educação::Financiamento da EducaçãoIPEA::Educação. Treinamento::Estabelecimentos de ensino::Assistência Financeira a Estudantes::Empréstimos para EstudantesCrédito estudantilFiesTempo de conclusãoEscore de propensãoEntropiaEste estudo avaliou o impacto do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 2007 e 2017. As estimativas do efeito médio do tratamento nos tratados indicaram que a participação no Fies aumentou ambos os resultados analisados – tempo total e atraso. Na primeira fase da política, de 2000 a 2009, o aumento no tempo de conclusão para os alunos que receberam o Fies foi de 8,5 meses. Já na segunda fase, de 2010 a 2014, a qual se caracteriza pelo afrouxamento nas regras de concessão e pagamento do empréstimo, esse aumento passou para 2,4 anos. No caso do atraso na conclusão do curso, o resultado foi significativo apenas na segunda fase, indicando um aumento de 1,8 ano para os alunos que receberam o Fies. Diante disso, evidencia-se a necessidade de introduzir mecanismos de incentivos nas políticas de concessão de crédito estudantil para que o aluno conclua o curso no tempo regular.35 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-10-14T20:54:09Z2019-10-14T20:54:09Z2019-09Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9372ark:/51990/001300000cr8phttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil2007-2017Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessBecker, Kalinca LéiaMendonça, Mario Jorge Cardoso depor2021-01-18T21:22:47Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9372Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2021-01-18T21:22:47Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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Este estudo avaliou o impacto do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) no tempo total e no atraso da conclusão da educação superior dos alunos matriculados em cursos presenciais de instituições privadas, com base nas informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 2007 e 2017. As estimativas do efeito médio do tratamento nos tratados indicaram que a participação no Fies aumentou ambos os resultados analisados – tempo total e atraso. Na primeira fase da política, de 2000 a 2009, o aumento no tempo de conclusão para os alunos que receberam o Fies foi de 8,5 meses. Já na segunda fase, de 2010 a 2014, a qual se caracteriza pelo afrouxamento nas regras de concessão e pagamento do empréstimo, esse aumento passou para 2,4 anos. No caso do atraso na conclusão do curso, o resultado foi significativo apenas na segunda fase, indicando um aumento de 1,8 ano para os alunos que receberam o Fies. Diante disso, evidencia-se a necessidade de introduzir mecanismos de incentivos nas políticas de concessão de crédito estudantil para que o aluno conclua o curso no tempo regular. |
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