Planejamento educacional : uma avaliação do planejamento político-estratégico do Ministério da Educação (1995-1998)
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Livro |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13926 |
Resumo: | A Constituição Federal do Brasil estabelece a educação como um dever do Estado, abrangendo desde creches até a pós-graduação e atendimento especializado. O ensino fundamental é complementado por programas de material didático, transporte, alimentação e saúde (art. 208). Cada governo organiza seu sistema educacional com colaboração mútua, sendo a União responsável pelo sistema federal e os estados, Distrito Federal e municípios focados no ensino fundamental e pré-escola, com assistência técnica e financeira da União (art. 211). Em 1992, a participação da União no pré-escolar e fundamental foi mínima, com maior envolvimento no ensino superior (21%). A União financia a educação com pelo menos 18% da receita de impostos e a contribuição social do salário-educação (art. 212). Contudo, em 1993, apenas 5,1% dos recursos da fonte 112 foram destinados ao ensino fundamental, com a maior parte (79%) sendo aplicada no ensino superior. Os estados e municípios utilizam no mínimo 25% de sua receita tributária para financiar seus sistemas educacionais. |
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Planejamento educacional : uma avaliação do planejamento político-estratégico do Ministério da Educação (1995-1998)IPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Planejamento do DesenvolvimentoIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política EducacionalPlanejamento da educaçãoPolítica educacionalFinanciamento da educaçãoParticipação do EstadoA Constituição Federal do Brasil estabelece a educação como um dever do Estado, abrangendo desde creches até a pós-graduação e atendimento especializado. O ensino fundamental é complementado por programas de material didático, transporte, alimentação e saúde (art. 208). Cada governo organiza seu sistema educacional com colaboração mútua, sendo a União responsável pelo sistema federal e os estados, Distrito Federal e municípios focados no ensino fundamental e pré-escola, com assistência técnica e financeira da União (art. 211). Em 1992, a participação da União no pré-escolar e fundamental foi mínima, com maior envolvimento no ensino superior (21%). A União financia a educação com pelo menos 18% da receita de impostos e a contribuição social do salário-educação (art. 212). Contudo, em 1993, apenas 5,1% dos recursos da fonte 112 foram destinados ao ensino fundamental, com a maior parte (79%) sendo aplicada no ensino superior. Os estados e municípios utilizam no mínimo 25% de sua receita tributária para financiar seus sistemas educacionais.13 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-06-02T20:28:58Z2024-06-02T20:28:58Z1995-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfPEREIRA, Edlamar Batista. Planejamento educacional: uma avaliação do planejamento político-estratégico do Ministério da Educação (1995-1998). Brasília (DF): Ipea, 1995. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13926https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13926ark:/51990/001300000hhh4http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Edlamar Batistapor2024-06-03T06:03:30Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13926Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-06-03T06:03:30Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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