Quão efetivo é um benefício de cobertura de hiato da pobreza em um contexto de informalidade e volatilidade de renda? O caso do Programa Bolsa Família
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Data de Publicação: | 2021 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10624 |
Resumo: | O trabalho busca avaliar o desempenho de um de cobertura do hiato de pobreza (top-up benefit) – o de Superação da Extrema Pobreza (BSP) do Programa Bolsa Família (PBF) –, quando comparado a um de valor fixo, na redução da extrema pobreza. Baseando-se nos dados de 2019 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (), comparou-se o modelo vigente de benefícios (que tem no BSP sua estratégia para redução da extrema pobreza) com um modelo simulado de PBF, no qual há apenas um de valor fixo, pago a todos os extremamente pobres e às crianças pobres do programa, ambos com o mesmo orçamento total. O desempenho do BSP parece ser marginalmente superior ao de valor fixo, mas a diferença não é estatisticamente significante. A extrema pobreza observada (medida pela linha inferior de elegibilidade do PBF, de R$ 89 per capita/mês) foi, em 2019, de 4,1% e seria de 4,3%, caso o programa tivesse um único de valor fixo. Essa vantagem também foi observada para as demais medidas Foster-Greer-Thorbecke (FGT), mas também com resultados não significantes. |
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Quão efetivo é um benefício de cobertura de hiato da pobreza em um contexto de informalidade e volatilidade de renda? O caso do Programa Bolsa FamíliaTexto para Discussão (TD) 2658 : Quão efetivo é um benefício de cobertura de hiato da pobreza em um contexto de informalidade e volatilidade de renda? O caso do Programa Bolsa FamíliaIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Padrão de Vida::PobrezaIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Condições Sociais. Mudança SocialBolsa FamíliaExtrema pobrezaDesenho de benefíciosTop-up benefitO trabalho busca avaliar o desempenho de um de cobertura do hiato de pobreza (top-up benefit) – o de Superação da Extrema Pobreza (BSP) do Programa Bolsa Família (PBF) –, quando comparado a um de valor fixo, na redução da extrema pobreza. Baseando-se nos dados de 2019 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (), comparou-se o modelo vigente de benefícios (que tem no BSP sua estratégia para redução da extrema pobreza) com um modelo simulado de PBF, no qual há apenas um de valor fixo, pago a todos os extremamente pobres e às crianças pobres do programa, ambos com o mesmo orçamento total. O desempenho do BSP parece ser marginalmente superior ao de valor fixo, mas a diferença não é estatisticamente significante. A extrema pobreza observada (medida pela linha inferior de elegibilidade do PBF, de R$ 89 per capita/mês) foi, em 2019, de 4,1% e seria de 4,3%, caso o programa tivesse um único de valor fixo. Essa vantagem também foi observada para as demais medidas Foster-Greer-Thorbecke (FGT), mas também com resultados não significantes.25 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2021-06-16T12:12:15Z2021-06-16T12:12:15Z2021-06Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10624ark:/51990/001300000f13chttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Luis HenriqueBartholo, LetíciaSousa, Marconi Fernandes depor2021-06-16T12:12:15Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/10624Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2021-06-16T12:12:15Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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O trabalho busca avaliar o desempenho de um de cobertura do hiato de pobreza (top-up benefit) – o de Superação da Extrema Pobreza (BSP) do Programa Bolsa Família (PBF) –, quando comparado a um de valor fixo, na redução da extrema pobreza. Baseando-se nos dados de 2019 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (), comparou-se o modelo vigente de benefícios (que tem no BSP sua estratégia para redução da extrema pobreza) com um modelo simulado de PBF, no qual há apenas um de valor fixo, pago a todos os extremamente pobres e às crianças pobres do programa, ambos com o mesmo orçamento total. O desempenho do BSP parece ser marginalmente superior ao de valor fixo, mas a diferença não é estatisticamente significante. A extrema pobreza observada (medida pela linha inferior de elegibilidade do PBF, de R$ 89 per capita/mês) foi, em 2019, de 4,1% e seria de 4,3%, caso o programa tivesse um único de valor fixo. Essa vantagem também foi observada para as demais medidas Foster-Greer-Thorbecke (FGT), mas também com resultados não significantes. |
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