Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000h8rc
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982
Resumo: Na literatura econômica, os bens e serviços são classificados com base em suas características de rivalidade e restrição de acesso. A rivalidade refere-se à impossibilidade de um indivíduo utilizar o bem ou serviço quando outro o consome, enquanto a exclusão diz respeito à capacidade de restringir o acesso a esse bem ou serviço. Bens privados são considerados rivais e excludentes, enquanto os bens públicos puros não apresentam rivalidade nem mecanismos de exclusão. Recursos comuns não são excludentes, mas há rivalidade no consumo, e os bens de monopólio natural não são rivais, mas são excludentes. A classificação de um bem ou serviço depende de suas condições de oferta, como no caso de uma estrada, que pode ser privada se pedagiada e congestionada, um monopólio natural se pedagiada e livre de tráfego, um recurso comum se livre de pedágio e congestionado, ou um bem público se livre de pedágio e congestionamento.
id IPEA_196020fb5804bdaa5bf308b126c96f45
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12982
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbanoIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte UrbanoTransporte urbanoNa literatura econômica, os bens e serviços são classificados com base em suas características de rivalidade e restrição de acesso. A rivalidade refere-se à impossibilidade de um indivíduo utilizar o bem ou serviço quando outro o consome, enquanto a exclusão diz respeito à capacidade de restringir o acesso a esse bem ou serviço. Bens privados são considerados rivais e excludentes, enquanto os bens públicos puros não apresentam rivalidade nem mecanismos de exclusão. Recursos comuns não são excludentes, mas há rivalidade no consumo, e os bens de monopólio natural não são rivais, mas são excludentes. A classificação de um bem ou serviço depende de suas condições de oferta, como no caso de uma estrada, que pode ser privada se pedagiada e congestionada, um monopólio natural se pedagiada e livre de tráfego, um recurso comum se livre de pedágio e congestionado, ou um bem público se livre de pedágio e congestionamento.p. 55-63.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-02-28T13:09:30Z2024-02-28T13:09:30Z2021-06Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 25, p. 55-63, jan./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/brua25art5https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982ark:/51990/001300000h8rchttps://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11332BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro depor2024-02-29T06:03:35Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/12982Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-02-29T06:03:35Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano
title Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano
spellingShingle Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano
Transporte urbano
title_short Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano
title_full Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano
title_fullStr Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano
title_full_unstemmed Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano
title_sort Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano
author Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
author_facet Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano
Transporte urbano
topic IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Urbano
Transporte urbano
description Na literatura econômica, os bens e serviços são classificados com base em suas características de rivalidade e restrição de acesso. A rivalidade refere-se à impossibilidade de um indivíduo utilizar o bem ou serviço quando outro o consome, enquanto a exclusão diz respeito à capacidade de restringir o acesso a esse bem ou serviço. Bens privados são considerados rivais e excludentes, enquanto os bens públicos puros não apresentam rivalidade nem mecanismos de exclusão. Recursos comuns não são excludentes, mas há rivalidade no consumo, e os bens de monopólio natural não são rivais, mas são excludentes. A classificação de um bem ou serviço depende de suas condições de oferta, como no caso de uma estrada, que pode ser privada se pedagiada e congestionada, um monopólio natural se pedagiada e livre de tráfego, um recurso comum se livre de pedágio e congestionado, ou um bem público se livre de pedágio e congestionamento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06
2024-02-28T13:09:30Z
2024-02-28T13:09:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 25, p. 55-63, jan./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/brua25art5
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000h8rc
identifier_str_mv CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Conceituação econômica, regulação e estruturas de custeio dos serviços de transporte urbano. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 25, p. 55-63, jan./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/brua25art5
ark:/51990/001300000h8rc
url https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11332
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv https://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173105003266048