Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Nina Menezes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves, Oliveira, Ana Maria Hermeto Camilo de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/00130000068rd
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5027
Resumo: A importância da religião no desempenho educacional, tema pouco explorado por economistas, tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais. Estas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente funciona à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais. Constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis relações entre religião e desempenho educacional, controlando as características individuais, o background familiar e a condição socioeconômica. As metodologias empregadas são as de mínimos quadrados ordinários (MQOs) e regressão quantílica. Os dados analisados neste estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa jovem
id IPEA_19884290f4b006a83bda491065f48fa5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/5027
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo HorizonteReligiosity and school performance: a case study of Brazilian youth in the metropolitan region of Belo HorizonteA importância da religião no desempenho educacional, tema pouco explorado por economistas, tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais. Estas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente funciona à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais. Constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis relações entre religião e desempenho educacional, controlando as características individuais, o background familiar e a condição socioeconômica. As metodologias empregadas são as de mínimos quadrados ordinários (MQOs) e regressão quantílica. Os dados analisados neste estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa jovemp. 71-116 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-10-29T23:06:46Z2015-10-29T23:06:46Z2014-04Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5027ark:/51990/00130000068rdhttp://ppe.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326Brasil2007-2010Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Nina MenezesRios-Neto, Eduardo Luiz GonçalvesOliveira, Ana Maria Hermeto Camilo depor2015-11-03T05:00:56Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/5027Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-11-03T05:00:56Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
Religiosity and school performance: a case study of Brazilian youth in the metropolitan region of Belo Horizonte
title Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
spellingShingle Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
Cunha, Nina Menezes
title_short Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
title_full Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
title_fullStr Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
title_sort Religiosidade e desempenho escolar: o caso de jovens brasileiros da região metropolitana de Belo Horizonte
author Cunha, Nina Menezes
author_facet Cunha, Nina Menezes
Rios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves
Oliveira, Ana Maria Hermeto Camilo de
author_role author
author2 Rios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves
Oliveira, Ana Maria Hermeto Camilo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Nina Menezes
Rios-Neto, Eduardo Luiz Gonçalves
Oliveira, Ana Maria Hermeto Camilo de
description A importância da religião no desempenho educacional, tema pouco explorado por economistas, tem sido destacada por pesquisas recentes e por muitos estudos internacionais. Estas pesquisas mostram que a socialização religiosa é um processo que normalmente funciona à parte de sistemas particulares de crenças e afiliações organizacionais. Constitui, mesmo que acidentalmente, uma forma de integração social que tem como consequência o reforço de valores que conduzem a um melhor desempenho educacional. O objetivo deste estudo é investigar as possíveis relações entre religião e desempenho educacional, controlando as características individuais, o background familiar e a condição socioeconômica. As metodologias empregadas são as de mínimos quadrados ordinários (MQOs) e regressão quantílica. Os dados analisados neste estudo são da pesquisa longitudinal Pesquisa jovem
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2015-10-29T23:06:46Z
2015-10-29T23:06:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigos
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5027
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/00130000068rd
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/5027
identifier_str_mv ark:/51990/00130000068rd
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3326
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
2007-2010
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://ppe.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173068305203200