A Renegociação da dívida brasileira de 1994 : uma cura para a dívida pendente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Maria Cristina Trindade
Data de Publicação: 1999
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4320
Resumo: Há um argumento na literatura que diz que recompras de dívida soberana via operações de mercado aberto não são benéficas para o país devedor, mesmo podendo aliviar a dívida pendente. Este artigo mostra que recompras de dívida podem, na verdade, levar a uma piora do problema de dívida pendente. Isso é possível quando o retorno real do investimento no país devedor é suficientemente alto, de modo que os recursos usados para financiar a recompra tenham um alto custo de oportunidade, e a redução da dívida seja pequena comparada com o volume de recursos alocado para a recompra. Em 1994, o governo brasileiro reestruturou seu pacote de financiamento da dívida externa, como parte da iniciativa do Plano Brady. Esse plano foi uma tentativa de que países severamente endividados alcançassem uma redução de dívida por um preço mais baixo do que aquele que seria conseguido com recompras no mercado secundário, retendo, portanto, alguns dos (possíveis) ganhos de eficiência. Com o uso de recompras de mercado aberto como ponto de referência, os limites para possíveis ganhos com o acordo são calculados e é feita uma avaliação quanto à possibilidade de o acordo ajudar a aliviar o problema de dívida pendente.
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