Decomposição quantílica incondicional dos diferenciais de desempenho entre alunos de escolas privadas e públicas profissionalizantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arraes, Ronaldo Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mariano, Francisca Zilania
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000gjm1
Texto Completo: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13079
Resumo: Este artigo contribui para a literatura ao trazer novas evidências sobre os diferenciais de desempenho entre os alunos de nível médio de escolas privadas regulares e escolas públicas, estas representadas pelas profissionalizantes, que detêm os estudantes com melhores resultados escolares. A aplicação empírica diferencia-se pela utilização de regressão quantílica incondicional com a aplicação da decomposição de Oaxaca-Blinder. Constatou-se haver uma superioridade dos alunos das escolas privadas em todas as áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente em redação, cujos diferenciais de performance oscilaram entre 12% e 16% ao longo da distribuição. A decomposição detalhada dos efeitos indicou que a escolaridade e a renda dos pais se destacam para explicar tais diferenciais.
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