Decomposição quantílica incondicional dos diferenciais de desempenho entre alunos de escolas privadas e públicas profissionalizantes
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13079 |
Resumo: | Este artigo contribui para a literatura ao trazer novas evidências sobre os diferenciais de desempenho entre os alunos de nível médio de escolas privadas regulares e escolas públicas, estas representadas pelas profissionalizantes, que detêm os estudantes com melhores resultados escolares. A aplicação empírica diferencia-se pela utilização de regressão quantílica incondicional com a aplicação da decomposição de Oaxaca-Blinder. Constatou-se haver uma superioridade dos alunos das escolas privadas em todas as áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente em redação, cujos diferenciais de performance oscilaram entre 12% e 16% ao longo da distribuição. A decomposição detalhada dos efeitos indicou que a escolaridade e a renda dos pais se destacam para explicar tais diferenciais. |
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Decomposição quantílica incondicional dos diferenciais de desempenho entre alunos de escolas privadas e públicas profissionalizantesUnconditional quantile decomposition of performance Differentials between students from private and vocational Public schoolsIPEA::Educação. Treinamento::Educação. Pedagogia::Educação. Pedagogia::Estatísticas da EducaçãoIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Educação PúblicaIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Tipos de Educação::Ensino PrivadoDesempenho escolarEscolas públicas profissionalizantesEscolas privadasDecomposição quantílica incondicionalEste artigo contribui para a literatura ao trazer novas evidências sobre os diferenciais de desempenho entre os alunos de nível médio de escolas privadas regulares e escolas públicas, estas representadas pelas profissionalizantes, que detêm os estudantes com melhores resultados escolares. A aplicação empírica diferencia-se pela utilização de regressão quantílica incondicional com a aplicação da decomposição de Oaxaca-Blinder. Constatou-se haver uma superioridade dos alunos das escolas privadas em todas as áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente em redação, cujos diferenciais de performance oscilaram entre 12% e 16% ao longo da distribuição. A decomposição detalhada dos efeitos indicou que a escolaridade e a renda dos pais se destacam para explicar tais diferenciais.p. 157-203 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-05T18:30:06Z2024-03-05T18:30:06Z2020-04Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfARRAES, Ronaldo Albuquerque; MARIANO, Francisca Zilania. Decomposição quantílica incondicional dos diferenciais de desempenho entre alunos de escolas privadas e públicas profissionalizantes. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 50, n. 01, p. 157-203, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppev50n1art6https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13079ark:/51990/001300000gjm1http://ppe.ipea.gov.br/reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11313BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).info:eu-repo/semantics/openAccessArraes, Ronaldo AlbuquerqueMariano, Francisca Zilaniapor2024-03-07T06:02:59Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-03-07T06:02:59Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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