Tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil : mobilidade social e estratificação educacional
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7807 |
Resumo: | Esta nota apresenta as tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil seguindo a perspectiva sociológica adotada por pesquisadores da área de estudos de estratificação e mobilidade social (Breen e Jonsson, 2005). De acordo com essa abordagem, a desigualdade de oportunidades pode ser definida de duas formas: i) pela associação estatística entre as características socioeconômicas das famílias em que os indivíduos crescem (origem) e as condições socioeconômicas que estes alcançam em sua vida adulta (destino); e ii) pela associação estatística entre as famílias de origem e o nível educacional alcançado pelos indivíduos. O primeiro tipo de análise permite determinar o grau de desigualdade de oportunidades de mobilidade intergeracional, e o segundo o grau de desigualdade de oportunidades educacionais. Embora pesquisadores nessa área reconheçam que a mensuração feita desta forma não é perfeita porque não leva em conta o grau de empenho e outros fatores individuais (Jencks e Tach, 2006), a abordagem permanece sendo válida e vem sendo ampliada e desenvolvida para explicar os padrões de estratificação social em vários contextos. |
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Tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil : mobilidade social e estratificação educacionalIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Desigualdade SocialIPEA::Cultura. Sociedade::Sociedade::Classe Social::Mobilidade SocialIPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Acesso à EducaçãoDesigualdade de oportugidadesMobilidade intergeracional de classeMobilidade ocupacional intergeracionalEstratificação socialOportunidade educacionalEsta nota apresenta as tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil seguindo a perspectiva sociológica adotada por pesquisadores da área de estudos de estratificação e mobilidade social (Breen e Jonsson, 2005). De acordo com essa abordagem, a desigualdade de oportunidades pode ser definida de duas formas: i) pela associação estatística entre as características socioeconômicas das famílias em que os indivíduos crescem (origem) e as condições socioeconômicas que estes alcançam em sua vida adulta (destino); e ii) pela associação estatística entre as famílias de origem e o nível educacional alcançado pelos indivíduos. O primeiro tipo de análise permite determinar o grau de desigualdade de oportunidades de mobilidade intergeracional, e o segundo o grau de desigualdade de oportunidades educacionais. Embora pesquisadores nessa área reconheçam que a mensuração feita desta forma não é perfeita porque não leva em conta o grau de empenho e outros fatores individuais (Jencks e Tach, 2006), a abordagem permanece sendo válida e vem sendo ampliada e desenvolvida para explicar os padrões de estratificação social em vários contextos.p. 49-65 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2017-05-11T15:15:39Z2017-05-11T15:15:39Z2017-04Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7807ark:/51990/001300000b56xhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10297BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Carlos Antônio Costapor2021-02-12T14:27:56Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7807Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2021-02-12T14:27:56Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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