Avanços, limites e desafios das políticas do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduação
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Data de Publicação: | 2002 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2102 |
Resumo: | Este texto apresenta um perfil evolutivo do ensino de graduação no Brasil ao longo da década de 1990 com ênfase nas políticas federais para o setor. Para tanto, apresenta: (i) síntese dos diagnósticos governamentais e de suas respectivas proposições de ação; (ii) principais ações e programas implantados ao longo da década; (iii) dimensionamento do setor em suas quatro esferas administrativas (federal, estadual, municipal e privada); e (iv) análise dos gastos do MEC com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). À guisa de conclusão, foram identificados avanços e limites à implementação das políticas e programas governamentais, bem como alguns dos desafios que se colocam para a educação superior brasileira na década atual. |
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Avanços, limites e desafios das políticas do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduaçãoTexto para Discussão (TD) 869: Avanços, limites e desafios das política do MEC para a educação superior na década de 1990: ensino de graduaçãoAdvances, limitations and challenges of MEC's policies for higher education in the 1990s: undergraduate educationEducação superiorEnsino de graduaçãoInstituições Federais de Ensino Superior (IFES)Este texto apresenta um perfil evolutivo do ensino de graduação no Brasil ao longo da década de 1990 com ênfase nas políticas federais para o setor. Para tanto, apresenta: (i) síntese dos diagnósticos governamentais e de suas respectivas proposições de ação; (ii) principais ações e programas implantados ao longo da década; (iii) dimensionamento do setor em suas quatro esferas administrativas (federal, estadual, municipal e privada); e (iv) análise dos gastos do MEC com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). À guisa de conclusão, foram identificados avanços e limites à implementação das políticas e programas governamentais, bem como alguns dos desafios que se colocam para a educação superior brasileira na década atual.34 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-11-12T11:27:31Z2013-11-12T11:27:31Z2002-03Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2102ark:/51990/0013000004pz2www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil1990-1999Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCorbucci, Paulo Robertopor2015-03-09T18:05:22Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2102Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-03-09T18:05:22Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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