Das concessões rodoviárias às parcerias público-privadas: preocupação com o valor do pedágio
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1901 |
Resumo: | Neste trabalho, busca-se analisar se os valores de pedágio das rodovias a serem operadas por meio de concessões e de Parcerias Público-Privadas (PPPs) poderão situar-se acima do necessário para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Por isso, neste estudo, analisam-se os procedimentos que determinam a tarifa inicial do pedágio – considerando-se a lógica da tomada de decisão do investidor privado – e levanta-se a sistemática prevista para reajuste e revisão do valor do pedágio. Para tanto, utiliza-se como referência a experiência das rodovias “pedagiadas”, a qual mostra que as tarifas de pedágio apresentaram crescimento real no período analisado (1995-2005). No estudo, conclui-se que deve haver uma melhor combinação das três variáveis importantes – tarifa, prazo e demanda (fluxo de veículos) – para assegurar a justa remuneração da concessionária e o menor ônus para o usuário. Sugere-se, portanto, que os processos licitatórios sejam definidos a favor das empresas que apresentarem a melhor combinação entre o menor valor presente de receita de pedágio (tarifa versus fluxo de veículos) e o menor prazo da concessão. |
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Das concessões rodoviárias às parcerias público-privadas: preocupação com o valor do pedágioTexto para Discussão (TD) 1186: Das concessões rodoviárias às parcerias público-privadas: preocupação com o valor do pedágioRoad concessions to public-private partnerships: concern for the value of the tollPedágiosRodoviasParcerias Público-Privadas (PPP)Tarifas de pedágioNeste trabalho, busca-se analisar se os valores de pedágio das rodovias a serem operadas por meio de concessões e de Parcerias Público-Privadas (PPPs) poderão situar-se acima do necessário para assegurar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Por isso, neste estudo, analisam-se os procedimentos que determinam a tarifa inicial do pedágio – considerando-se a lógica da tomada de decisão do investidor privado – e levanta-se a sistemática prevista para reajuste e revisão do valor do pedágio. Para tanto, utiliza-se como referência a experiência das rodovias “pedagiadas”, a qual mostra que as tarifas de pedágio apresentaram crescimento real no período analisado (1995-2005). No estudo, conclui-se que deve haver uma melhor combinação das três variáveis importantes – tarifa, prazo e demanda (fluxo de veículos) – para assegurar a justa remuneração da concessionária e o menor ônus para o usuário. Sugere-se, portanto, que os processos licitatórios sejam definidos a favor das empresas que apresentarem a melhor combinação entre o menor valor presente de receita de pedágio (tarifa versus fluxo de veículos) e o menor prazo da concessão.41 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-10-04T14:26:02Z2013-10-04T14:26:02Z2006-05Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1901ark:/51990/00130000049shwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil1995-2005Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Ricardo PereiraCampos Neto, Carlos Alvares da Silvapor2015-04-06T18:13:58Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1901Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-04-06T18:13:58Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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