Políticas públicas para educação superior e criação de novas IFES : revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13202 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar evidências científicas disponíveis na literatura sobre a relação entre as políticas públicas para a educação superior, do início do século XXI, e a implantação de novas instituições federais de ensino superior (Ifes)/campi no Brasil. Para isso, foram buscados artigos nas bases de dados Scielo.br, Portal de Periódicos Capes e Web of Science, publicados entre 2003 e 2016, sendo quatro estudos incluídos nesta revisão sistemática. Aponta-se que a criação de uma estrutura universitária é resultado do aumento de egressos do ensino médio e das exigências do mercado de trabalho, mas, sobretudo, é uma decisão política que envolve um coletivo. Além disso, para os locais antes desassistidos de educação superior, as Ifes trazem inúmeros benefícios para os sujeitos, o local e a região. |
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Políticas públicas para educação superior e criação de novas IFES : revisão sistemáticaPublic policies for higher education and new creation IFES : systematic reviewPolíticas públicas para la educación superior y la creación IFES nuevas : revisión sistemáticaPolitiques publiques pour l’enseignement superieur et nouvelle creation IFES : revue systematiqueIPEA::Educação. Treinamento::Sistemas Educacionais::Níveis de Ensino::Ensino SuperiorIPEA::Política Econômica. Política Social. Planejamento::Política Econômica::Planejamento Econômico::Políticas PúblicasEducação superiorPolíticas públicasInstituições de ensino superiorO objetivo deste trabalho é apresentar evidências científicas disponíveis na literatura sobre a relação entre as políticas públicas para a educação superior, do início do século XXI, e a implantação de novas instituições federais de ensino superior (Ifes)/campi no Brasil. Para isso, foram buscados artigos nas bases de dados Scielo.br, Portal de Periódicos Capes e Web of Science, publicados entre 2003 e 2016, sendo quatro estudos incluídos nesta revisão sistemática. Aponta-se que a criação de uma estrutura universitária é resultado do aumento de egressos do ensino médio e das exigências do mercado de trabalho, mas, sobretudo, é uma decisão política que envolve um coletivo. Além disso, para os locais antes desassistidos de educação superior, as Ifes trazem inúmeros benefícios para os sujeitos, o local e a região.p. 12-25 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2024-03-14T20:27:12Z2024-03-14T20:27:12Z2020-09Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCARVALHO, Francisco João de Deus de; SANTOS JÚNIOR, Alcides Leão. Políticas públicas para educação superior e criação de novas IFES: revisão sistemática. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 55, p. 12-25, jul./set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp55art1https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13202ark:/51990/0013000000krchttp://www.ipea.gov.br/pppreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10445Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Francisco João de Deus deSantos Júnior, Alcides Leãopor2024-04-04T20:00:27Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/13202Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2024-04-04T20:00:27Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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