O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3050 |
Resumo: | Este livro analisa a situação de instituições que têm a responsabilidade de cuidar de uma parte das crianças e dos adolescentes do Brasil: os abrigos, ou outra denominação que se dê: orfanatos, educandários e casas-lares. O exame é realizado à luz dos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As instituições são responsáveis por zelar pela integridade física e emocional de crianças e adolescentes que, temporariamente, necessitam viver afastados da convivência com suas famílias, seja por uma situação de abandono social, seja por negligência de seus responsáveis que os coloque em risco pessoal. A situação estudada envolve as diferentes formas de organização, funcionamento e atendimento encontradas, bem como uma breve incursão sobre as principais características da população abrigada. São explorados aspectos relativos às ações desenvolvidas pelos programas de abrigos para as crianças e os adolescentes sob sua guarda; ao incentivo à convivência das crianças e dos adolescentes com suas famílias de origem ou mesmo com outras famílias; aos serviços de apoio aos egressos, entre outros. A pesquisa revela-se importante frente à diversidade encontrada entre essas entidades no Brasil, destacando-se a heterogeneidade na forma de organização, no regime de permanência de crianças e adolescentes, no tipo de exclusividade do atendimento e na estrutura física. |
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O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no BrasilThe right to family and community life: the shelters for children and adolescents in BrazilAbrigos para crianças e adolescentesOrfanatosEducandáriosCasas-lares para crianças e adolescentesEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA)Este livro analisa a situação de instituições que têm a responsabilidade de cuidar de uma parte das crianças e dos adolescentes do Brasil: os abrigos, ou outra denominação que se dê: orfanatos, educandários e casas-lares. O exame é realizado à luz dos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As instituições são responsáveis por zelar pela integridade física e emocional de crianças e adolescentes que, temporariamente, necessitam viver afastados da convivência com suas famílias, seja por uma situação de abandono social, seja por negligência de seus responsáveis que os coloque em risco pessoal. A situação estudada envolve as diferentes formas de organização, funcionamento e atendimento encontradas, bem como uma breve incursão sobre as principais características da população abrigada. São explorados aspectos relativos às ações desenvolvidas pelos programas de abrigos para as crianças e os adolescentes sob sua guarda; ao incentivo à convivência das crianças e dos adolescentes com suas famílias de origem ou mesmo com outras famílias; aos serviços de apoio aos egressos, entre outros. A pesquisa revela-se importante frente à diversidade encontrada entre essas entidades no Brasil, destacando-se a heterogeneidade na forma de organização, no regime de permanência de crianças e adolescentes, no tipo de exclusividade do atendimento e na estrutura física.414 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2014-05-08T15:36:44Z2014-05-08T15:36:44Z2004-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3050ark:/51990/0013000004wbdwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Termos de uso: Licença Padrão Ipea: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Enid Rocha Andrade da (Coordenadora)por2020-10-21T20:57:38Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-10-21T20:57:38Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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