Investimento direto e internacionalização de empresas brasileiras no período recente
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Data de Publicação: | 2011 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1571 |
Resumo: | O presente trabalho avaliou as mudanças recentes no perfil e os condicionantes do processo de internacionalização produtiva das empresas brasileiras. Nos anos 1990, o processo foi pouco intenso e concentrou-se em número reduzido de grandes empresas nacionais, que buscavam compensar no mercado externo a retração e/ou o baixo dinamismo do mercado doméstico ou mesmo contornar os entraves protecionistas a suas exportações. A partir de meados dos anos 2000, a estratégia de internacionalização abrangeu número maior de setores (industriais e de serviços) e de empresas, inclusive de médio porte, com importante inserção regional. Ainda assim, o processo foi mais intenso nos setores de commodities (petróleo, mineração, siderurgia, papel e celulose, e alimentos) e de serviços (engenharia e construção civil) com inserção global, o que reflete o padrão de especialização da estrutura produtiva e a maior competitividade desses setores. A melhoria nos indicadores financeiros e nas condições de financiamento foi fator decisivo para suportar o novo ciclo de internacionalização. A maior rentabilidade contribuiu para melhorar as condições de autofinanciamento das empresas, bem como sua capacidade de alavancagem financeira. Também foi decisiva a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na concessão de empréstimos e/ou nas operações de capitalização das empresas, sobretudo para viabilizar as operações de fusões e aquisições (F&A), o que aponta para estratégias de internacionalização mais ativas das empresas brasileiras. |
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Investimento direto e internacionalização de empresas brasileiras no período recenteTexto para Discussão (TD) 1610: Investimento direto e internacionalização de empresas brasileiras no período recenteInternacionalizaçãoInvestimento diretoEmpresasTransformação produtivaIntegração regionalO presente trabalho avaliou as mudanças recentes no perfil e os condicionantes do processo de internacionalização produtiva das empresas brasileiras. Nos anos 1990, o processo foi pouco intenso e concentrou-se em número reduzido de grandes empresas nacionais, que buscavam compensar no mercado externo a retração e/ou o baixo dinamismo do mercado doméstico ou mesmo contornar os entraves protecionistas a suas exportações. A partir de meados dos anos 2000, a estratégia de internacionalização abrangeu número maior de setores (industriais e de serviços) e de empresas, inclusive de médio porte, com importante inserção regional. Ainda assim, o processo foi mais intenso nos setores de commodities (petróleo, mineração, siderurgia, papel e celulose, e alimentos) e de serviços (engenharia e construção civil) com inserção global, o que reflete o padrão de especialização da estrutura produtiva e a maior competitividade desses setores. A melhoria nos indicadores financeiros e nas condições de financiamento foi fator decisivo para suportar o novo ciclo de internacionalização. A maior rentabilidade contribuiu para melhorar as condições de autofinanciamento das empresas, bem como sua capacidade de alavancagem financeira. Também foi decisiva a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na concessão de empréstimos e/ou nas operações de capitalização das empresas, sobretudo para viabilizar as operações de fusões e aquisições (F&A), o que aponta para estratégias de internacionalização mais ativas das empresas brasileiras.52 p. : ilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-08-06T19:04:51Z2013-08-06T19:04:51Z2011-04Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1571ark:/51990/00130000045qxhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessHiratuka, CélioSarti, Fernandopor2015-02-27T18:07:52Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-02-27T18:07:52Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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O presente trabalho avaliou as mudanças recentes no perfil e os condicionantes do processo de internacionalização produtiva das empresas brasileiras. Nos anos 1990, o processo foi pouco intenso e concentrou-se em número reduzido de grandes empresas nacionais, que buscavam compensar no mercado externo a retração e/ou o baixo dinamismo do mercado doméstico ou mesmo contornar os entraves protecionistas a suas exportações. A partir de meados dos anos 2000, a estratégia de internacionalização abrangeu número maior de setores (industriais e de serviços) e de empresas, inclusive de médio porte, com importante inserção regional. Ainda assim, o processo foi mais intenso nos setores de commodities (petróleo, mineração, siderurgia, papel e celulose, e alimentos) e de serviços (engenharia e construção civil) com inserção global, o que reflete o padrão de especialização da estrutura produtiva e a maior competitividade desses setores. A melhoria nos indicadores financeiros e nas condições de financiamento foi fator decisivo para suportar o novo ciclo de internacionalização. A maior rentabilidade contribuiu para melhorar as condições de autofinanciamento das empresas, bem como sua capacidade de alavancagem financeira. Também foi decisiva a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na concessão de empréstimos e/ou nas operações de capitalização das empresas, sobretudo para viabilizar as operações de fusões e aquisições (F&A), o que aponta para estratégias de internacionalização mais ativas das empresas brasileiras. |
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