As Políticas de infraestrutura no Brasil e o paradoxo das grandes obras : estudos de caso de empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8550 |
Resumo: | Este texto propõe mostrar como o século XXI tem sido apontado como um marco da intensificação dos gastos com projetos de infraestrutura no mundo todo, havendo uma clara tendência de aumento da proporção do produto interno bruto (PIB) investido neste setor (Flyvbjerg,2014). Apenas nas economias emergentes, sua projeção de investimentos está na ordem de US$ 22 trilhões, para os próximos dez anos (Flyvbjerg, Garbuio e Lovallo, 2009). No Brasil, em 2004, após duas décadas de baixos investimentos em infraestrutura surgiu uma série de ações e programas que visam priorizar e estimular projetos nessa área. O objetivo geral deste capítulo é apresentar os empreendimentos selecionados a partir da descrição de quatro questões: as características gerais de cada obra; os eventos centrais do processo decisório e de implementação dos empreendimentos (como a emissão das licenças ambientais e a entrada dos projetos no PAC); o mapeamento dos atores envolvidos nos processos decisório e de implementação; e a efetividade dos empreendimentos. |
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As Políticas de infraestrutura no Brasil e o paradoxo das grandes obras : estudos de caso de empreendimentos do Programa de Aceleração do CrescimentoIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Condições Econômicas::Condições Econômicas - Geral::Infra-Estrutura EconômicaIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Serviços Públicos::Obras PúblicasIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Programas GovernamentaisObras públicasInvestimentos públicosPrograma de Aceleração do Crescimento (PAC)Políticas de infraestruturaEste texto propõe mostrar como o século XXI tem sido apontado como um marco da intensificação dos gastos com projetos de infraestrutura no mundo todo, havendo uma clara tendência de aumento da proporção do produto interno bruto (PIB) investido neste setor (Flyvbjerg,2014). Apenas nas economias emergentes, sua projeção de investimentos está na ordem de US$ 22 trilhões, para os próximos dez anos (Flyvbjerg, Garbuio e Lovallo, 2009). No Brasil, em 2004, após duas décadas de baixos investimentos em infraestrutura surgiu uma série de ações e programas que visam priorizar e estimular projetos nessa área. O objetivo geral deste capítulo é apresentar os empreendimentos selecionados a partir da descrição de quatro questões: as características gerais de cada obra; os eventos centrais do processo decisório e de implementação dos empreendimentos (como a emissão das licenças ambientais e a entrada dos projetos no PAC); o mapeamento dos atores envolvidos nos processos decisório e de implementação; e a efetividade dos empreendimentos.p. 180-209; il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2018-08-16T15:16:24Z2018-08-16T15:16:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8550ark:/51990/001300000bw7vhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana Karinepor2020-01-15T22:50:06Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/8550Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-01-15T22:50:06Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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