Demanda por meios de transporte na grande São Paulo : uma análise de políticas públicas
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Data de Publicação: | 2016 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7293 |
Resumo: | Este artigo estima a demanda por meios de transporte na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e analisa o efeito de políticas públicas de transporte sobre as escolhas dos usuários e, em última instância, sobre o trânsito da cidade. Estimamos um modelo de escolha discreta usando dados da Pesquisa Origem e Destino do Metrô. Os resultados mostram que a introdução de corredores de ônibus tem pouco efeito sobre a escolha dos usuários, e que estações de metrô provocam migração moderada de usuários do carro para metrô e ônibus. Por outro lado, políticas que afetam o custo de uso do carro mostraram-se mais eficazes. Simulações feitas sobre a introdução de um pedágio urbano mostram que a cobrança de pequenas taxas causaria uma redução substancial no número de veículos em circulação: pedágios que cobrassem 1 real ou 5 reais de quem circulasse pelo centro expandido da cidade reduziriam o trânsito de carros em 5% e 50%, respectivamente. |
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Demanda por meios de transporte na grande São Paulo : uma análise de políticas públicasTransportation mode demand in the city of São Paulo : a public policy analysisIPEA::Transporte::Meios de TransporteIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::TrânsitoIPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::PedágiosIPEA::Demografia. População::Habitação. áreas Rurais. áreas Urbanas::áreas Urbanas::Regiões MetropolitanasEstimação de demandaLogitTrânsitoPedágio urbanoEste artigo estima a demanda por meios de transporte na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e analisa o efeito de políticas públicas de transporte sobre as escolhas dos usuários e, em última instância, sobre o trânsito da cidade. Estimamos um modelo de escolha discreta usando dados da Pesquisa Origem e Destino do Metrô. Os resultados mostram que a introdução de corredores de ônibus tem pouco efeito sobre a escolha dos usuários, e que estações de metrô provocam migração moderada de usuários do carro para metrô e ônibus. Por outro lado, políticas que afetam o custo de uso do carro mostraram-se mais eficazes. Simulações feitas sobre a introdução de um pedágio urbano mostram que a cobrança de pequenas taxas causaria uma redução substancial no número de veículos em circulação: pedágios que cobrassem 1 real ou 5 reais de quem circulasse pelo centro expandido da cidade reduziriam o trânsito de carros em 5% e 50%, respectivamente.p. 125-149 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2016-11-08T14:25:56Z2016-11-08T14:25:56Z2016-08Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE) - Artigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7293ark:/51990/0013000009np8http://ppe.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7276São Paulo, BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).info:eu-repo/semantics/openAccessMoita, Rodrigo Menon SimõesLopes, Carlos Eduardo M.por2021-01-21T21:02:16Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2021-01-21T21:02:16Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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