Modelagem evolucionária da dinâmica industrial (parte 2) : trajetórias tecnológicas, capacidade de absorção e aprendizado
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Data de Publicação: | 2015 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6448 |
Resumo: | As mudanças tecnológicas são entendidas como parte de um processo de aprendizado. Mesmo que uma parcela do conhecimento seja construída fora das organizações, a adoção e a difusão das novas tecnologias passam pela capacidade dos agentes em absorver e reter informações. A capacidade gerencial de decodificar informações do meio ambiente e ampliar a produtividade está relacionada com a forma como os agentes econômicos absorvem conhecimento. Este texto para discussão se propõe a continuar a revisão da literatura, iniciada na parte 1 do estudo, a qual se concentrou na competição schumpeteriana, nos regimes tecnológicos, e na difusão dos novos conhecimentos. O trabalho procura analisar os principais modelos que tratam das trajetórias tecnológicas, da capacidade de absorção, e do aprendizado. Após a leitura das partes 1 e 2, fica clara a importância destes conceitos para o entendimento da acumulação de capital e do crescimento da produtividade. |
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Modelagem evolucionária da dinâmica industrial (parte 2) : trajetórias tecnológicas, capacidade de absorção e aprendizadoTexto para Discussão (TD) 2146 : Modelagem evolucionária da dinâmica industrial (parte 2) : trajetórias tecnológicas, capacidade de absorção e aprendizadoIPEA::Indústria::Pesquisa Industrial::Pesquisa Industrial::Inovações IndustriaisEconomia evolucionáriaMudança tecnológicaInovaçãoAs mudanças tecnológicas são entendidas como parte de um processo de aprendizado. Mesmo que uma parcela do conhecimento seja construída fora das organizações, a adoção e a difusão das novas tecnologias passam pela capacidade dos agentes em absorver e reter informações. A capacidade gerencial de decodificar informações do meio ambiente e ampliar a produtividade está relacionada com a forma como os agentes econômicos absorvem conhecimento. Este texto para discussão se propõe a continuar a revisão da literatura, iniciada na parte 1 do estudo, a qual se concentrou na competição schumpeteriana, nos regimes tecnológicos, e na difusão dos novos conhecimentos. O trabalho procura analisar os principais modelos que tratam das trajetórias tecnológicas, da capacidade de absorção, e do aprendizado. Após a leitura das partes 1 e 2, fica clara a importância destes conceitos para o entendimento da acumulação de capital e do crescimento da produtividade.29 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2016-05-18T15:13:07Z2016-05-18T15:13:07Z2015-10Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/6448ark:/51990/0013000008s3hhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessVieira Filho, José Eustáquio Ribeiropor2016-05-21T06:01:50Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/6448Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2016-05-21T06:01:50Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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