Dimensionamento, qualidade e gastos federais com pós-graduação stricto sensu no Brasil na década de 90
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Data de Publicação: | 2003 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2880 |
Resumo: | O presente texto analisa a evolução da pós-graduação stricto sensu no Brasil ao longo da década de 1990. Para tanto, apresentam-se na segunda seção dados que permitem visualizar a expansão ocorrida em termos de programas, de matrículas e de estudantes titulados. Na terceira seção são analisados os resultados dos processos de avaliação coordenados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início e no fim da década. A quarta seção trata dos gastos realizados pela União, em especial daqueles sob a alçada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Capes. Por fim, na quinta seção, são identificados os principais avanços ocorridos no período, bem como os desafios que se colocam para o momento atual. |
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Dimensionamento, qualidade e gastos federais com pós-graduação stricto sensu no Brasil na década de 90Texto para Discussão (TD) 953: Dimensionamento, qualidade e gastos federais com pós-graduação stricto sensu no Brasil na década de 90Sizing, quality, and federal spending on post-graduate studies in Brazil in the 90sPós-graduação stricto sensuAvaliação da pós-graduaçãoGastos com pós-graduaçãoO presente texto analisa a evolução da pós-graduação stricto sensu no Brasil ao longo da década de 1990. Para tanto, apresentam-se na segunda seção dados que permitem visualizar a expansão ocorrida em termos de programas, de matrículas e de estudantes titulados. Na terceira seção são analisados os resultados dos processos de avaliação coordenados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início e no fim da década. A quarta seção trata dos gastos realizados pela União, em especial daqueles sob a alçada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Capes. Por fim, na quinta seção, são identificados os principais avanços ocorridos no período, bem como os desafios que se colocam para o momento atual.21 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2014-03-26T15:36:45Z2014-03-26T15:36:45Z2003-05Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2880ark:/51990/0013000005fkpwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil1990-1999Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCorbucci, Paulo Robertopor2015-03-10T19:19:51Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2880Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-03-10T19:19:51Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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O presente texto analisa a evolução da pós-graduação stricto sensu no Brasil ao longo da década de 1990. Para tanto, apresentam-se na segunda seção dados que permitem visualizar a expansão ocorrida em termos de programas, de matrículas e de estudantes titulados. Na terceira seção são analisados os resultados dos processos de avaliação coordenados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início e no fim da década. A quarta seção trata dos gastos realizados pela União, em especial daqueles sob a alçada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Capes. Por fim, na quinta seção, são identificados os principais avanços ocorridos no período, bem como os desafios que se colocam para o momento atual. |
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