O mercado internacional de equipamentos militares: negócios e política externa
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Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1275 |
Resumo: | O propósito do texto é identificar se as transferências internacionais de equipamentos militares são motivadas, predominantemente, por razões de cunho econômico ou político. Para tanto, foram selecionados oito países para que neles fossem realizadas análises individuais sobre a forma como eles consideram a questão, quais sejam: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Suíça e Japão. Embora todos considerem tanto a dimensão política como a econômica nas decisões sobre os fornecimentos externos de equipamentos militares, a predominância de uma ou outra – ou o equilíbrio entre elas – pode ser identificada para cada um dos países. Eles foram, então, separados em três grupos: Estados Unidos, Suécia e Japão, que priorizam a dimensão política; França, Reino Unido e Rússia, que atribuem maior importância à dimensão econômica; e Suíça e Alemanha, para quem as duas dimensões possuem importância equilibrada. Da análise, conclui-se que todos os oito países consideram as duas dimensões nas suas decisões, embora, em seis deles, haja a predominância de uma delas. Os motivos para a priorização do aspecto político ou do aspecto econômico, contudo, são diferentes para cada país. |
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O mercado internacional de equipamentos militares: negócios e política externaTexto para Discussão (TD) 1596: O mercado internacional de equipamentos militares: negócios e política externaThe international market for military equipment: business and foreign policyEquipamentos militaresTransferências internacionaisFornecimentos externosRelações internacionaisComércio internacionalO propósito do texto é identificar se as transferências internacionais de equipamentos militares são motivadas, predominantemente, por razões de cunho econômico ou político. Para tanto, foram selecionados oito países para que neles fossem realizadas análises individuais sobre a forma como eles consideram a questão, quais sejam: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Suíça e Japão. Embora todos considerem tanto a dimensão política como a econômica nas decisões sobre os fornecimentos externos de equipamentos militares, a predominância de uma ou outra – ou o equilíbrio entre elas – pode ser identificada para cada um dos países. Eles foram, então, separados em três grupos: Estados Unidos, Suécia e Japão, que priorizam a dimensão política; França, Reino Unido e Rússia, que atribuem maior importância à dimensão econômica; e Suíça e Alemanha, para quem as duas dimensões possuem importância equilibrada. Da análise, conclui-se que todos os oito países consideram as duas dimensões nas suas decisões, embora, em seis deles, haja a predominância de uma delas. Os motivos para a priorização do aspecto político ou do aspecto econômico, contudo, são diferentes para cada país.104 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-06-27T12:29:43Z2013-06-27T12:29:43Z2011-03Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1275ark:/51990/0013000003vsbwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAEstados UnidosRússiaFrançaReino UnidoAlemanhaSuéciaSuíçaJapãoInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Rodrigo Fracalossi depor2015-02-27T18:43:24Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/1275Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-02-27T18:43:24Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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