Distribuição espacial da mão de obra qualificada no território nacional no período recente
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Data de Publicação: | 2013 |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3935 |
Resumo: | Este capítulo tem por objetivo apresentar um panorama da disponibilidade de mão de obra qualificada no território brasileiro e, mais especificamente, a distribuição, nas mesorregiões do país, das pessoas com diploma de nível superior em áreas selecionadas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM). A concentração de profissionais de nível superior destas áreas será mensurada a partir dos dados dos censos populacionais de 2000 e 2010, produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Busca-se, assim, identificar as mesorregiões brasileiras mais intensivas em pessoal técnico-científico, informação útil a decisões locacionais de investimentos produtivos que demandem este tipo de profissional, bem como mostrar como a sua distribuição foi modificada ao longo da primeira década do século XXI. O texto traz algumas informações acerca da disponibilidade de profissionais das áreas de CTEM distribuídos pelas 137 mesorregiões que compõem o território brasileiro, além de retratar o que mudou no perfil da distribuição desta força de trabalho pelo país entre 2000 e 2010. Ambas as perspectivas – educacional e ocupacional – são úteis em um estudo desta natureza, ainda que o foco da análise recaia adiante sobre a disponibilidade relativa de graduados das áreas de CTEM pelo território nacional. Serão apresentadas e discutidas a distribuição de profissionais diplomados nessas áreas nas mesorregiões brasileiras e os indicadores do nível de ocupação destes profissionais em atividades diretamente relacionadas às suas áreas de formação. A seção 2 detalha as ocupações e os diplomas de nível superior definidos, neste trabalho, como típicos do campo de CTEM, explicitando, ainda, como os quantitativos de um e de outro foram levantados nos censos populacionais de 2000 e 2010. A seção 3 mapeia a distribuição dos diplomados em cursos superiores das áreas de CTEM pelas mesorregiões do Brasil. Em seguida, a seção 4 analisa a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. A seção 5 traz algumas considerações e interpretações sobre os dados apresentados. |
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Distribuição espacial da mão de obra qualificada no território nacional no período recenteSpatial distribution of skilled labor in the country in recent yearsProfissionais de nível superiorMão de obra qualificadaMercado de trabalhoDesigualdades regionaisEste capítulo tem por objetivo apresentar um panorama da disponibilidade de mão de obra qualificada no território brasileiro e, mais especificamente, a distribuição, nas mesorregiões do país, das pessoas com diploma de nível superior em áreas selecionadas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM). A concentração de profissionais de nível superior destas áreas será mensurada a partir dos dados dos censos populacionais de 2000 e 2010, produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Busca-se, assim, identificar as mesorregiões brasileiras mais intensivas em pessoal técnico-científico, informação útil a decisões locacionais de investimentos produtivos que demandem este tipo de profissional, bem como mostrar como a sua distribuição foi modificada ao longo da primeira década do século XXI. O texto traz algumas informações acerca da disponibilidade de profissionais das áreas de CTEM distribuídos pelas 137 mesorregiões que compõem o território brasileiro, além de retratar o que mudou no perfil da distribuição desta força de trabalho pelo país entre 2000 e 2010. Ambas as perspectivas – educacional e ocupacional – são úteis em um estudo desta natureza, ainda que o foco da análise recaia adiante sobre a disponibilidade relativa de graduados das áreas de CTEM pelo território nacional. Serão apresentadas e discutidas a distribuição de profissionais diplomados nessas áreas nas mesorregiões brasileiras e os indicadores do nível de ocupação destes profissionais em atividades diretamente relacionadas às suas áreas de formação. A seção 2 detalha as ocupações e os diplomas de nível superior definidos, neste trabalho, como típicos do campo de CTEM, explicitando, ainda, como os quantitativos de um e de outro foram levantados nos censos populacionais de 2000 e 2010. A seção 3 mapeia a distribuição dos diplomados em cursos superiores das áreas de CTEM pelas mesorregiões do Brasil. Em seguida, a seção 4 analisa a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. A seção 5 traz algumas considerações e interpretações sobre os dados apresentados.p. 421-443 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-05-07T14:20:57Z2015-05-07T14:20:57Z2013Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3935ark:/51990/0013000004zt8http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2326Brasil2000-2010Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMaciente, Aguinaldo NogueiraPereira, Rafael Henrique MoraesNascimento, Paulo A. Meyer M.por2016-01-18T16:40:20Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2016-01-18T16:40:20Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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