Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/001300000fk1h |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237 |
Resumo: | Os sistemas de transporte público vêm perdendo demanda nos últimos vinte anos na esteira do crescimento do transporte individual motorizado e do aumento real dos preços das tarifas dos sistemas públicos. O problema disso é que os sistemas de mobilidade urbana se tornam cada vez menos sustentáveis em função do aumento das externalidades negativas do transporte, como acidentes com vítimas, poluição e congestionamentos urbanos. À luz das propostas de alteração desse modelo de financiamento com vistas à adoção de políticas de redução do preço das tarifas do transporte público, o texto traz evidências empíricas do benefício econômico, social e operacional dessas políticas pela avaliação do caso da cidade de Fortaleza-CE, que congelou o preço de suas tarifas de transporte durante cinco anos. Utilizando métodos econométricos de avaliação de políticas (controle sintético e diferenças em diferenças), pôde-se verificar que, com o congelamento de preços, houve redução do desemprego nas camadas de renda mais baixas e maior uso do transporte público em detrimento do transporte individual, o que tornou o sistema de mobilidade mais sustentável. |
id |
IPEA_5941b3019a534125d8b15a5ddbd383f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11237 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricasTexto para Discussão (TD) 2770 : Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricasIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte PúblicoIPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de PassageirosTarifa do transporte público urbanoFinanciamento dos sistemas de ônibus urbanosMobilidade urbanaEconomia do transporte públicoSubsídio ao transporte públicoOs sistemas de transporte público vêm perdendo demanda nos últimos vinte anos na esteira do crescimento do transporte individual motorizado e do aumento real dos preços das tarifas dos sistemas públicos. O problema disso é que os sistemas de mobilidade urbana se tornam cada vez menos sustentáveis em função do aumento das externalidades negativas do transporte, como acidentes com vítimas, poluição e congestionamentos urbanos. À luz das propostas de alteração desse modelo de financiamento com vistas à adoção de políticas de redução do preço das tarifas do transporte público, o texto traz evidências empíricas do benefício econômico, social e operacional dessas políticas pela avaliação do caso da cidade de Fortaleza-CE, que congelou o preço de suas tarifas de transporte durante cinco anos. Utilizando métodos econométricos de avaliação de políticas (controle sintético e diferenças em diferenças), pôde-se verificar que, com o congelamento de preços, houve redução do desemprego nas camadas de renda mais baixas e maior uso do transporte público em detrimento do transporte individual, o que tornou o sistema de mobilidade mais sustentável.44 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2022-07-08T15:12:14Z2022-07-08T15:12:14Z2022-06Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237ark:/51990/001300000fk1hhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilFortaleza, CEInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro depor2022-07-08T15:12:15Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11237Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2022-07-08T15:12:15Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas Texto para Discussão (TD) 2770 : Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas |
title |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas |
spellingShingle |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público IPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de Passageiros Tarifa do transporte público urbano Financiamento dos sistemas de ônibus urbanos Mobilidade urbana Economia do transporte público Subsídio ao transporte público |
title_short |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas |
title_full |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas |
title_fullStr |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas |
title_full_unstemmed |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas |
title_sort |
Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas |
author |
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de |
author_facet |
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público IPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de Passageiros Tarifa do transporte público urbano Financiamento dos sistemas de ônibus urbanos Mobilidade urbana Economia do transporte público Subsídio ao transporte público |
topic |
IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público IPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de Passageiros Tarifa do transporte público urbano Financiamento dos sistemas de ônibus urbanos Mobilidade urbana Economia do transporte público Subsídio ao transporte público |
description |
Os sistemas de transporte público vêm perdendo demanda nos últimos vinte anos na esteira do crescimento do transporte individual motorizado e do aumento real dos preços das tarifas dos sistemas públicos. O problema disso é que os sistemas de mobilidade urbana se tornam cada vez menos sustentáveis em função do aumento das externalidades negativas do transporte, como acidentes com vítimas, poluição e congestionamentos urbanos. À luz das propostas de alteração desse modelo de financiamento com vistas à adoção de políticas de redução do preço das tarifas do transporte público, o texto traz evidências empíricas do benefício econômico, social e operacional dessas políticas pela avaliação do caso da cidade de Fortaleza-CE, que congelou o preço de suas tarifas de transporte durante cinco anos. Utilizando métodos econométricos de avaliação de políticas (controle sintético e diferenças em diferenças), pôde-se verificar que, com o congelamento de preços, houve redução do desemprego nas camadas de renda mais baixas e maior uso do transporte público em detrimento do transporte individual, o que tornou o sistema de mobilidade mais sustentável. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-08T15:12:14Z 2022-07-08T15:12:14Z 2022-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto para Discussão (TD) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/001300000fk1h |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/001300000fk1h |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Fortaleza, CE |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
http://www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173098240999424 |