Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000fk1h
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237
Resumo: Os sistemas de transporte público vêm perdendo demanda nos últimos vinte anos na esteira do crescimento do transporte individual motorizado e do aumento real dos preços das tarifas dos sistemas públicos. O problema disso é que os sistemas de mobilidade urbana se tornam cada vez menos sustentáveis em função do aumento das externalidades negativas do transporte, como acidentes com vítimas, poluição e congestionamentos urbanos. À luz das propostas de alteração desse modelo de financiamento com vistas à adoção de políticas de redução do preço das tarifas do transporte público, o texto traz evidências empíricas do benefício econômico, social e operacional dessas políticas pela avaliação do caso da cidade de Fortaleza-CE, que congelou o preço de suas tarifas de transporte durante cinco anos. Utilizando métodos econométricos de avaliação de políticas (controle sintético e diferenças em diferenças), pôde-se verificar que, com o congelamento de preços, houve redução do desemprego nas camadas de renda mais baixas e maior uso do transporte público em detrimento do transporte individual, o que tornou o sistema de mobilidade mais sustentável.
id IPEA_5941b3019a534125d8b15a5ddbd383f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11237
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricasTexto para Discussão (TD) 2770 : Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricasIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte PúblicoIPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de PassageirosTarifa do transporte público urbanoFinanciamento dos sistemas de ônibus urbanosMobilidade urbanaEconomia do transporte públicoSubsídio ao transporte públicoOs sistemas de transporte público vêm perdendo demanda nos últimos vinte anos na esteira do crescimento do transporte individual motorizado e do aumento real dos preços das tarifas dos sistemas públicos. O problema disso é que os sistemas de mobilidade urbana se tornam cada vez menos sustentáveis em função do aumento das externalidades negativas do transporte, como acidentes com vítimas, poluição e congestionamentos urbanos. À luz das propostas de alteração desse modelo de financiamento com vistas à adoção de políticas de redução do preço das tarifas do transporte público, o texto traz evidências empíricas do benefício econômico, social e operacional dessas políticas pela avaliação do caso da cidade de Fortaleza-CE, que congelou o preço de suas tarifas de transporte durante cinco anos. Utilizando métodos econométricos de avaliação de políticas (controle sintético e diferenças em diferenças), pôde-se verificar que, com o congelamento de preços, houve redução do desemprego nas camadas de renda mais baixas e maior uso do transporte público em detrimento do transporte individual, o que tornou o sistema de mobilidade mais sustentável.44 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2022-07-08T15:12:14Z2022-07-08T15:12:14Z2022-06Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237ark:/51990/001300000fk1hhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilFortaleza, CEInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro depor2022-07-08T15:12:15Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/11237Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2022-07-08T15:12:15Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
Texto para Discussão (TD) 2770 : Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
title Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
spellingShingle Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público
IPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de Passageiros
Tarifa do transporte público urbano
Financiamento dos sistemas de ônibus urbanos
Mobilidade urbana
Economia do transporte público
Subsídio ao transporte público
title_short Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
title_full Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
title_fullStr Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
title_full_unstemmed Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
title_sort Avaliação de políticas de redução tarifária dos sistemas de transporte público coletivo no Brasil : evidências empíricas
author Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
author_facet Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público
IPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de Passageiros
Tarifa do transporte público urbano
Financiamento dos sistemas de ônibus urbanos
Mobilidade urbana
Economia do transporte público
Subsídio ao transporte público
topic IPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Transporte - Geral::Transporte Público
IPEA::Transporte::Bens. Passageiros::Mercadorias e Passageiros::Tarifa de Passageiros
Tarifa do transporte público urbano
Financiamento dos sistemas de ônibus urbanos
Mobilidade urbana
Economia do transporte público
Subsídio ao transporte público
description Os sistemas de transporte público vêm perdendo demanda nos últimos vinte anos na esteira do crescimento do transporte individual motorizado e do aumento real dos preços das tarifas dos sistemas públicos. O problema disso é que os sistemas de mobilidade urbana se tornam cada vez menos sustentáveis em função do aumento das externalidades negativas do transporte, como acidentes com vítimas, poluição e congestionamentos urbanos. À luz das propostas de alteração desse modelo de financiamento com vistas à adoção de políticas de redução do preço das tarifas do transporte público, o texto traz evidências empíricas do benefício econômico, social e operacional dessas políticas pela avaliação do caso da cidade de Fortaleza-CE, que congelou o preço de suas tarifas de transporte durante cinco anos. Utilizando métodos econométricos de avaliação de políticas (controle sintético e diferenças em diferenças), pôde-se verificar que, com o congelamento de preços, houve redução do desemprego nas camadas de renda mais baixas e maior uso do transporte público em detrimento do transporte individual, o que tornou o sistema de mobilidade mais sustentável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08T15:12:14Z
2022-07-08T15:12:14Z
2022-06
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/001300000fk1h
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11237
identifier_str_mv ark:/51990/001300000fk1h
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Fortaleza, CE
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173098240999424