Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc)
Data de Publicação: 2003
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
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Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4738
Resumo: No plano de governo do primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, o desenvolvimento da política educacional é situado a partir da necessidade de ações voltadas para o fortalecimento do poder político decisório em nível local e para o desenvolvimento científico-tecnológico, tendo em vista melhor capacitar o país para a competição no mundo globalizado. São identificados como problemas principais nos diagnósticos acerca da realidade educacional brasileira: i) baixa escolarização, que incapacita a população para o enfrentamento dos desafios associados à internacionalização da economia; ii) incipiente atuação no campo da melhoria do processo de ensino e aprendizagem; iii) baixa valorização do magistério em termos de qualificação e remuneração; iv) existência de mecanismos de gestão e financiamento de programas e projetos educacionais que favorecem práticas clientelistas; e v) elevados custos das escolas técnicas e de ensino superior, que, via de regra, estariam atendendo às camadas privilegiadas da população.
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