Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Eduardo Barreto de
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Beltrão, Kaizô Iwakami, Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000005djg
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2849
Resumo: A Emenda Constitucional nº 20, recém-aprovada pelo Congresso, não equilibra as contas do sistema previdenciário nem promove a justiça social, objetivo primeiro de uma política previdenciária. O grande problema enfrentado pelo atual regime de repartição experimentado no país é a grande precocidade na concessão dos benefícios vis-à-vis o forte envelhecimento da população e as condições adversas da conjuntura econômica e do mercado de trabalho. Assim, a proposta aqui apresentada para uma reforma estrutural dos regimes previdenciários prevê um sistema misto — público/privado —, tanto para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) quanto para o funcionalismo público da esfera federal. Em resumo, o que se propõe é que cada indivíduo possa optar por fazer parte do seguro social em um “segurador privado”, desde que faça junto ao “segurador público” uma cobertura de pelo menos até o valor equivalente a três salários mínimos. O segurador público operaria em regime de capitalização escritural, com benefício definido. Assim, o trabalhador poderia optar pela data e demais condições de sua aposentadoria, pagando uma alíquota atuarialmente calculada para igualar o valor presente esperado dos benefícios ao valor presente esperado das contribuições. O segurador privado operaria em regime de contribuição definida, com uma alíquota fixa de 15,5%. Caso o trabalhador já em atividade na data da reforma opte por fazer uma parcela do seguro junto a um segurador privado, receberá um bônus de reconhecimento correspondente às contribuições passadas — do trabalhador, integral e do empregador, até 10 salários mínimos — que excedam o valor que este segurou junto ao segurador público, capitalizadas ao valor presente a uma taxa fixa de 3% a.a.
id IPEA_65640a9cde6d1e7aa2f4d9aa49189df1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2849
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidadeTexto para Discussão (TD) 690: Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidadeReforma estrutural da previdênciaSistemas de previdência socialDéficit públicoRegime Geral de Previdência Social (RGPS)Sistemas de previdência do funcionalismo públicoA Emenda Constitucional nº 20, recém-aprovada pelo Congresso, não equilibra as contas do sistema previdenciário nem promove a justiça social, objetivo primeiro de uma política previdenciária. O grande problema enfrentado pelo atual regime de repartição experimentado no país é a grande precocidade na concessão dos benefícios vis-à-vis o forte envelhecimento da população e as condições adversas da conjuntura econômica e do mercado de trabalho. Assim, a proposta aqui apresentada para uma reforma estrutural dos regimes previdenciários prevê um sistema misto — público/privado —, tanto para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) quanto para o funcionalismo público da esfera federal. Em resumo, o que se propõe é que cada indivíduo possa optar por fazer parte do seguro social em um “segurador privado”, desde que faça junto ao “segurador público” uma cobertura de pelo menos até o valor equivalente a três salários mínimos. O segurador público operaria em regime de capitalização escritural, com benefício definido. Assim, o trabalhador poderia optar pela data e demais condições de sua aposentadoria, pagando uma alíquota atuarialmente calculada para igualar o valor presente esperado dos benefícios ao valor presente esperado das contribuições. O segurador privado operaria em regime de contribuição definida, com uma alíquota fixa de 15,5%. Caso o trabalhador já em atividade na data da reforma opte por fazer uma parcela do seguro junto a um segurador privado, receberá um bônus de reconhecimento correspondente às contribuições passadas — do trabalhador, integral e do empregador, até 10 salários mínimos — que excedam o valor que este segurou junto ao segurador público, capitalizadas ao valor presente a uma taxa fixa de 3% a.a.39 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Ferreira, Mônica G. (Colaborador)Souza, Mirian C. de (Colaborador)Oliveira, Francisco Eduardo Barreto deBeltrão, Kaizô IwakamiPasinato, Maria Tereza de Marsillac2014-03-21T15:15:18Z2014-03-21T15:15:18Z1999-12Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2849ark:/51990/0013000005djghttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-02-27T19:18:01Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2849Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-02-27T19:18:01Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
Texto para Discussão (TD) 690: Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
title Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
spellingShingle Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
Oliveira, Francisco Eduardo Barreto de
Reforma estrutural da previdência
Sistemas de previdência social
Déficit público
Regime Geral de Previdência Social (RGPS)
Sistemas de previdência do funcionalismo público
title_short Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
title_full Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
title_fullStr Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
title_full_unstemmed Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
title_sort Reforma estrutural da previdência: uma proposta para assegurar proteção social e eqüidade
author Oliveira, Francisco Eduardo Barreto de
author_facet Oliveira, Francisco Eduardo Barreto de
Beltrão, Kaizô Iwakami
Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
author_role author
author2 Beltrão, Kaizô Iwakami
Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Mônica G. (Colaborador)
Souza, Mirian C. de (Colaborador)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Eduardo Barreto de
Beltrão, Kaizô Iwakami
Pasinato, Maria Tereza de Marsillac
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma estrutural da previdência
Sistemas de previdência social
Déficit público
Regime Geral de Previdência Social (RGPS)
Sistemas de previdência do funcionalismo público
topic Reforma estrutural da previdência
Sistemas de previdência social
Déficit público
Regime Geral de Previdência Social (RGPS)
Sistemas de previdência do funcionalismo público
description A Emenda Constitucional nº 20, recém-aprovada pelo Congresso, não equilibra as contas do sistema previdenciário nem promove a justiça social, objetivo primeiro de uma política previdenciária. O grande problema enfrentado pelo atual regime de repartição experimentado no país é a grande precocidade na concessão dos benefícios vis-à-vis o forte envelhecimento da população e as condições adversas da conjuntura econômica e do mercado de trabalho. Assim, a proposta aqui apresentada para uma reforma estrutural dos regimes previdenciários prevê um sistema misto — público/privado —, tanto para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) quanto para o funcionalismo público da esfera federal. Em resumo, o que se propõe é que cada indivíduo possa optar por fazer parte do seguro social em um “segurador privado”, desde que faça junto ao “segurador público” uma cobertura de pelo menos até o valor equivalente a três salários mínimos. O segurador público operaria em regime de capitalização escritural, com benefício definido. Assim, o trabalhador poderia optar pela data e demais condições de sua aposentadoria, pagando uma alíquota atuarialmente calculada para igualar o valor presente esperado dos benefícios ao valor presente esperado das contribuições. O segurador privado operaria em regime de contribuição definida, com uma alíquota fixa de 15,5%. Caso o trabalhador já em atividade na data da reforma opte por fazer uma parcela do seguro junto a um segurador privado, receberá um bônus de reconhecimento correspondente às contribuições passadas — do trabalhador, integral e do empregador, até 10 salários mínimos — que excedam o valor que este segurou junto ao segurador público, capitalizadas ao valor presente a uma taxa fixa de 3% a.a.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12
2014-03-21T15:15:18Z
2014-03-21T15:15:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2849
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000005djg
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2849
identifier_str_mv ark:/51990/0013000005djg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv http://www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173064961294336