II Pesquisa nacional sobre educação na reforma agrária : uma análise sobre o estado da Paraíba (1998-2011)
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Data de Publicação: | 2016 |
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Resumo: | O relatório mostra que o estado da Paraíba possui, segundo dados do Incra,1 307 assentamentos de Reforma Agrária e 14.459 famílias assentadas. Apesar do número significativo de assentados, as políticas de educação básica têm sido frágeis. Segundo dados do Censo Escolar – Ministério da Educação (MEC)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) –, entre 2004 e 2013, o número de escolas nos assentamentos da Paraíba diminuiu substancialmente, passando de 296 em 2004 para 98 em 2013 (não foi possível obter dados atuais sobre o decréscimo das escolas). Isto mostra claramente que a política de extinção das escolas do campo ocorre na contramão da política de expansão da educação demandada pelos movimentos sociais, bem como do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tendo em vista a quantidade de cursos oferecidos para garantir a continuidade dos estudos no campo. |
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II Pesquisa nacional sobre educação na reforma agrária : uma análise sobre o estado da Paraíba (1998-2011)IPEA::Educação. Treinamento::Desenvolvimento da Educação. Política Educacional::Educação - GeralIPEA::Agricultura::Economia Fundiária::Economia Fundiária::Reforma AgráriaReforma agráriaEducação de assentadosPolíticas públicasMovimentos sociaisO relatório mostra que o estado da Paraíba possui, segundo dados do Incra,1 307 assentamentos de Reforma Agrária e 14.459 famílias assentadas. Apesar do número significativo de assentados, as políticas de educação básica têm sido frágeis. Segundo dados do Censo Escolar – Ministério da Educação (MEC)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) –, entre 2004 e 2013, o número de escolas nos assentamentos da Paraíba diminuiu substancialmente, passando de 296 em 2004 para 98 em 2013 (não foi possível obter dados atuais sobre o decréscimo das escolas). Isto mostra claramente que a política de extinção das escolas do campo ocorre na contramão da política de expansão da educação demandada pelos movimentos sociais, bem como do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tendo em vista a quantidade de cursos oferecidos para garantir a continuidade dos estudos no campo.66 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest)2017-01-26T11:44:34Z2017-01-26T11:44:34Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7418ark:/51990/0013000009spmhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAParaíba, Brasil1998-2011Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessGois, Magaly Nunes deSantos, Pedro Alexandre de OliveiraJesus, Sonia Meire Santos Azevedo depor2017-01-27T05:04:06Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/7418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2017-01-27T05:04:06Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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O relatório mostra que o estado da Paraíba possui, segundo dados do Incra,1 307 assentamentos de Reforma Agrária e 14.459 famílias assentadas. Apesar do número significativo de assentados, as políticas de educação básica têm sido frágeis. Segundo dados do Censo Escolar – Ministério da Educação (MEC)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) –, entre 2004 e 2013, o número de escolas nos assentamentos da Paraíba diminuiu substancialmente, passando de 296 em 2004 para 98 em 2013 (não foi possível obter dados atuais sobre o decréscimo das escolas). Isto mostra claramente que a política de extinção das escolas do campo ocorre na contramão da política de expansão da educação demandada pelos movimentos sociais, bem como do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), tendo em vista a quantidade de cursos oferecidos para garantir a continuidade dos estudos no campo. |
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