Comércio externo da China: efeitos sobre as exportações brasileiras
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2081 |
Resumo: | O trabalho apresenta um panorama das características e tendências do comércio bilateral entre Brasil e China em período recente. Examina as vendas externas do Brasil destinadas à China entre 1996 e 2002, com o intuito de estimar o valor dos ganhos e das perdas de competitividade obtidos pelas exportações brasileiras no mercado importador chinês. Esses ganhos e perdas são discriminados de acordo com uma série de atributos, tais como classe de produtos, setores produtivos, intensidade tecnológica, dinamismo das importações chinesas e países competidores do Brasil no mercado chinês. Ademais, são identificadas oportunidades perdidas, ou não exploradas, no mercado importador chinês, relativas aos produtos que o Brasil, mesmo detendo vantagens comparativas no mercado internacional, não exportou para a China no biênio 2001-2002, ou em relação aos quais perdeu competitividade no mercado chinês entre os biênios 1996-1997 e 2001-2002. Finalmente, o estudo avalia o impacto da concorrência chinesa sobre as exportações brasileiras dirigidas aos Estados Unidos da América (EUA), União Européia (UE), Argentina e Japão, além de outros seis países asiáticos (Coréia do Sul, Hong Kong, Malásia, Indonésia, Filipinas e Cingapura), reunidos em um bloco denominado Ásia-Pacífico. |
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Comércio externo da China: efeitos sobre as exportações brasileirasTexto para Discussão (TD) 1182: Comércio externo da China: efeitos sobre as exportações brasileirasChina's foreign trade: effects on Brazilian exportsComércio exterior chinêsExportações brasileirasComércio bilateralMercado importador chinêsO trabalho apresenta um panorama das características e tendências do comércio bilateral entre Brasil e China em período recente. Examina as vendas externas do Brasil destinadas à China entre 1996 e 2002, com o intuito de estimar o valor dos ganhos e das perdas de competitividade obtidos pelas exportações brasileiras no mercado importador chinês. Esses ganhos e perdas são discriminados de acordo com uma série de atributos, tais como classe de produtos, setores produtivos, intensidade tecnológica, dinamismo das importações chinesas e países competidores do Brasil no mercado chinês. Ademais, são identificadas oportunidades perdidas, ou não exploradas, no mercado importador chinês, relativas aos produtos que o Brasil, mesmo detendo vantagens comparativas no mercado internacional, não exportou para a China no biênio 2001-2002, ou em relação aos quais perdeu competitividade no mercado chinês entre os biênios 1996-1997 e 2001-2002. Finalmente, o estudo avalia o impacto da concorrência chinesa sobre as exportações brasileiras dirigidas aos Estados Unidos da América (EUA), União Européia (UE), Argentina e Japão, além de outros seis países asiáticos (Coréia do Sul, Hong Kong, Malásia, Indonésia, Filipinas e Cingapura), reunidos em um bloco denominado Ásia-Pacífico.120 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)Pouchet, Henry (Tratamento dos dados)Araújo, Felipe (Realização de entrevistas e tabulação dos resultados)Machado, João Bosco MesquitaFerraz, Galeno Tinoco2013-11-06T18:12:15Z2013-11-06T18:12:15Z2006-05Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2081ark:/51990/00130000049mdwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAChinaBrasil1996-2002Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2015-03-11T14:38:33Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2081Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-03-11T14:38:33Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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