Comércio externo da China: efeitos sobre as exportações brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, João Bosco Mesquita
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Ferraz, Galeno Tinoco
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/00130000049md
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2081
Resumo: O trabalho apresenta um panorama das características e tendências do comércio bilateral entre Brasil e China em período recente. Examina as vendas externas do Brasil destinadas à China entre 1996 e 2002, com o intuito de estimar o valor dos ganhos e das perdas de competitividade obtidos pelas exportações brasileiras no mercado importador chinês. Esses ganhos e perdas são discriminados de acordo com uma série de atributos, tais como classe de produtos, setores produtivos, intensidade tecnológica, dinamismo das importações chinesas e países competidores do Brasil no mercado chinês. Ademais, são identificadas oportunidades perdidas, ou não exploradas, no mercado importador chinês, relativas aos produtos que o Brasil, mesmo detendo vantagens comparativas no mercado internacional, não exportou para a China no biênio 2001-2002, ou em relação aos quais perdeu competitividade no mercado chinês entre os biênios 1996-1997 e 2001-2002. Finalmente, o estudo avalia o impacto da concorrência chinesa sobre as exportações brasileiras dirigidas aos Estados Unidos da América (EUA), União Européia (UE), Argentina e Japão, além de outros seis países asiáticos (Coréia do Sul, Hong Kong, Malásia, Indonésia, Filipinas e Cingapura), reunidos em um bloco denominado Ásia-Pacífico.
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