Critérios para reordenar os gastos do orçamento federal em contexto de crise
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Data de Publicação: | 2009 |
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Idioma: | por |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3680 |
Resumo: | Este capítulo busca oferecer subsídios aos gestores do Orçamento Geral da União (OGU) na discussão de critérios que possibilitem o ordenamento de programas/ações orçamentárias, de forma a maximizar o efeito no emprego e na renda nacional. Além da apresentação, o texto está organizado em três partes. A seção 2 discute três cenários desejados de crescimento do PIB brasileiro em 2009, a fim de avaliar o impulso fiscal, em termos de gasto público adicional, para que cada um destes cenários se realize. Isto é feito estimando, mesmo de forma preliminar, o montante de gasto público requerido e hierarquizando os instrumentos fiscais mais eficazes para execução deste gasto. A seção 3 apresenta a estimação da elasticidade do emprego em relação a variações da produção, considerando a agricultura, a indústria, a construção civil, o comércio e os serviços. Estas elasticidades também foram estimadas para indústrias desagregadas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE-2) e por categoria de uso. Por fim, é feita síntese conclusiva, e as respectivas recomendações de critérios podem ajudar a reordenar os gastos do OGU, de forma a colaborar com as políticas anticíclicas do governo federal. |
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Critérios para reordenar os gastos do orçamento federal em contexto de criseCriteria to reorder spending from the federal budget in the context of crisisOrçamento federalGasto públicoCrise econômicaAções orçamentáriasProgramas orçamentáriosEste capítulo busca oferecer subsídios aos gestores do Orçamento Geral da União (OGU) na discussão de critérios que possibilitem o ordenamento de programas/ações orçamentárias, de forma a maximizar o efeito no emprego e na renda nacional. Além da apresentação, o texto está organizado em três partes. A seção 2 discute três cenários desejados de crescimento do PIB brasileiro em 2009, a fim de avaliar o impulso fiscal, em termos de gasto público adicional, para que cada um destes cenários se realize. Isto é feito estimando, mesmo de forma preliminar, o montante de gasto público requerido e hierarquizando os instrumentos fiscais mais eficazes para execução deste gasto. A seção 3 apresenta a estimação da elasticidade do emprego em relação a variações da produção, considerando a agricultura, a indústria, a construção civil, o comércio e os serviços. Estas elasticidades também foram estimadas para indústrias desagregadas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE-2) e por categoria de uso. Por fim, é feita síntese conclusiva, e as respectivas recomendações de critérios podem ajudar a reordenar os gastos do OGU, de forma a colaborar com as políticas anticíclicas do governo federal.p. 127-143 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2015-04-02T20:14:39Z2015-04-02T20:14:39Z2009Brasil em Desenvolvimento (BD) - Capítulosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3680ark:/51990/00130000053q9http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078Brasil2009Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Luís Carlos Garcia deCruz, Bruno de OliveiraAraújo, Bruno César Pino Oliveira deFilgueiras, RaquelGiesteira, Luis Felipepor2020-12-22T15:41:19Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/3680Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-12-22T15:41:19Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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