Estimação da demanda de internet no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Mario Jorge Cardoso de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, José Jaime da
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/001300000cc08
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8974
Resumo: A pesquisa TIC Domicílios do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) visa coletar dados sobre o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no Brasil. Com base nessa pesquisa, este estudo elabora dois exercícios. O primeiro utiliza a regressão logística para determinar os fatores responsáveis por um domicílio estar ou não conectado à internet, enquanto o segundo estima um modelo de demanda para internet aplicando um modelo multinomial de escolha discreta, contemplando quatro tipos de conexão: digital subscriber line (DSL) por linha telefônica fixa, TV a cabo/fibra ótica, rádio ou por celular (móvel) via modem ou chip 3G e 4G. No caso da regressão logística, verificamos que as variáveis socioeconômicas como escolaridade, renda e classe social são fatores que exercem influência sobre o domicílio estar ou não conectado. Assim, foi mostrado que quanto maior é o nível de escolaridade ou renda, maior é o efeito sobre a probabilidade de o domicílio conectar-se à internet. Com relação ao modelo de demanda por tipo de conexão, observamos que não existe padrão definido para identificar o efeito de uma variável no que concerne à probabilidade de escolha de um tipo de conexão. Assim, cada variável responde diferentemente conforme cada tipo de conexão. Vale mencionar que esse estudo é a primeira tentativa com dados desagregados de estimação da demanda por internet para o Brasil. Embora contenha certas fragilidades devido às limitações da base de dados empregada, ainda assim este é um exercício válido, na medida em que sugere indicações importantes para a construção de base de dados mais fidedigna para os estudos de demanda por internet no Brasil.
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