Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Paulo Roberto Amorim
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moreira, Tito Belchior da Silva, Sachsida, Adolfo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000004mcb
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2264
Resumo: Utilizando dados para os 27 estados brasileiros, no período 1980-2009, observa-se que o índice de mídia (Midia) é o terceiro motivador do suicídio, depois de desemprego e violência, para todos os grupos de pessoas. O modelo estimado mostra que o aumento de 1% no Midia eleva a taxa de suicídio de homens jovens (idade entre 15 e 29 anos) em 5,34%. Este resultado parece sugerir uma espécie de efeito contágio nas taxas de suicídio, o que reforça os resultados obtidos por Cutler, Glaeser e Norberg (2001).
id IPEA_883c39d7ab03397d3d8249cfbf08dc76
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2264
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileirosTexto para Discussão (TD) 1851: Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileirosThe effects of media on suicide: an empirical analysis for the Brazilian statesSuicídio juvenilMídiaEfeito contágioComportamento grupalUtilizando dados para os 27 estados brasileiros, no período 1980-2009, observa-se que o índice de mídia (Midia) é o terceiro motivador do suicídio, depois de desemprego e violência, para todos os grupos de pessoas. O modelo estimado mostra que o aumento de 1% no Midia eleva a taxa de suicídio de homens jovens (idade entre 15 e 29 anos) em 5,34%. Este resultado parece sugerir uma espécie de efeito contágio nas taxas de suicídio, o que reforça os resultados obtidos por Cutler, Glaeser e Norberg (2001).29 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-12-06T13:36:42Z2013-12-06T13:36:42Z2013-08Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2264ark:/51990/0013000004mcbwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasil1980-2009Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro, Paulo Roberto AmorimMoreira, Tito Belchior da SilvaSachsida, Adolfopor2021-01-22T20:23:43Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2264Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2021-01-22T20:23:43Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
Texto para Discussão (TD) 1851: Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
The effects of media on suicide: an empirical analysis for the Brazilian states
title Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
spellingShingle Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
Loureiro, Paulo Roberto Amorim
Suicídio juvenil
Mídia
Efeito contágio
Comportamento grupal
title_short Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
title_full Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
title_fullStr Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
title_full_unstemmed Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
title_sort Os efeitos da mídia sobre o suicídio: uma análise empírica para os estados brasileiros
author Loureiro, Paulo Roberto Amorim
author_facet Loureiro, Paulo Roberto Amorim
Moreira, Tito Belchior da Silva
Sachsida, Adolfo
author_role author
author2 Moreira, Tito Belchior da Silva
Sachsida, Adolfo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Paulo Roberto Amorim
Moreira, Tito Belchior da Silva
Sachsida, Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Suicídio juvenil
Mídia
Efeito contágio
Comportamento grupal
topic Suicídio juvenil
Mídia
Efeito contágio
Comportamento grupal
description Utilizando dados para os 27 estados brasileiros, no período 1980-2009, observa-se que o índice de mídia (Midia) é o terceiro motivador do suicídio, depois de desemprego e violência, para todos os grupos de pessoas. O modelo estimado mostra que o aumento de 1% no Midia eleva a taxa de suicídio de homens jovens (idade entre 15 e 29 anos) em 5,34%. Este resultado parece sugerir uma espécie de efeito contágio nas taxas de suicídio, o que reforça os resultados obtidos por Cutler, Glaeser e Norberg (2001).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06T13:36:42Z
2013-12-06T13:36:42Z
2013-08
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2264
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000004mcb
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2264
identifier_str_mv ark:/51990/0013000004mcb
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
1980-2009
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173061582782464