Redesenho de serviços públicos e transformação digital : combinando abordagens e metodologias ágeis com foco no cidadão
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
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Resumo: | Este capítulo tem o objetivo de relatar e discutir a experiência recente de redesenho de serviços públicos por meio da aplicação de metodologias ágeis e inovadoras, com a incorporação dos usuários e stakeholders neste processo, a partir de pesquisa realizada com os responsáveis por serviços que passaram pelo redesenho e da apresentação de quatro casos de referência. A experiência é parte dos trabalhos desenvolvidos pelo então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) (mais especificamente, o Information Technology Research and Application Center – ITRAC), no período de 2017-2018, para o apoio a diversos órgãos da administração pública federal com vistas à transformação digital e à promoção de maior agilidade dos serviços públicos, a partir das perspectivas dos usuários desses serviços. |
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Redesenho de serviços públicos e transformação digital : combinando abordagens e metodologias ágeis com foco no cidadãoIPEA::Administração de Empresas. Produtividade::Tecnologia::Tecnologia::InovaçõesIPEA::Condições Econômicas. Pesquisa Econômica. Sistemas Econômicos::Sistemas Econômicos::Propriedades::Setor PúblicoIPEA::Quadro Institucional::Governo. Administração Pública::Estado::Programas GovernamentaisInovação no setor públicoPesquisa com usuáriosPolítica de inovaçãoAcesso à informaçãoEste capítulo tem o objetivo de relatar e discutir a experiência recente de redesenho de serviços públicos por meio da aplicação de metodologias ágeis e inovadoras, com a incorporação dos usuários e stakeholders neste processo, a partir de pesquisa realizada com os responsáveis por serviços que passaram pelo redesenho e da apresentação de quatro casos de referência. A experiência é parte dos trabalhos desenvolvidos pelo então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) (mais especificamente, o Information Technology Research and Application Center – ITRAC), no período de 2017-2018, para o apoio a diversos órgãos da administração pública federal com vistas à transformação digital e à promoção de maior agilidade dos serviços públicos, a partir das perspectivas dos usuários desses serviços.p. 115-135 : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2019-10-22T19:59:14Z2019-10-22T19:59:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9387ark:/51990/001300000crp4http://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEAhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9330BrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessRoncaratti, Luanna Sant'AnnaHartz, ManoelaVellozo Júnior, JoelsonJudice, Andreapor2022-09-08T10:28:02Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9387Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2022-09-08T10:28:02Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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