Estimativa do valor da vida estatística e do valor da economia de tempo em viagens nas rodovias brasileiras com a utilização de pesquisa de preferência declarada
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
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Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9589 |
Resumo: | O texto discute os procedimentos metodológicos e faz a estimação do valor da economia de tempo de viagem e do valor da vida estatística em viagens por rodovias no Brasil. Realizou-se um experimento de preferência declarada, que contou com algumas inovações para o controle de viés hipotético. A pesquisa foi feita on-line por meio da técnica de bola de neve, sendo solicitado aos respondentes que escolhessem entre duas rotas hipotéticas com diferentes níveis de três atributos: custo de pedágio, tempo e número de mortes. A análise aplicou o modelo mixed logit para estimar a disposição a pagar pela redução do tempo de viagem e pela redução no risco de morte nas rodovias. Os resultados mostraram diferenças significativas nos valores encontrados em função do nível de certeza na resposta do indivíduo. O modelo também foi estimado fazendo-se o controle pelas características de viagens e dos indivíduos. Apesar dos importantes resultados encontrados, os primeiros de nosso conhecimento para o contexto brasileiro, a coleta de dados foi enviesada para segmentos de renda média e alta, o que impõe alguns limites na extrapolação desses resultados para a população do país. Assim, os resultados mais robustos apontam para o valor da economia de tempo entre 79% e 36% do valor do tempo laboral, e para o valor da vida estatística entre R$ 2,4 milhões e R$ 3,1 milhões (a preços de 2017). |
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Estimativa do valor da vida estatística e do valor da economia de tempo em viagens nas rodovias brasileiras com a utilização de pesquisa de preferência declaradaTexto para Discussão (TD) 2533 : Estimativa do valor da vida estatística e do valor da economia de tempo em viagens nas rodovias brasileiras com a utilização de pesquisa de preferência declaradaIPEA::Transporte::Infraestrutura de Transportes::Infraestrutura de TransportesIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Economia dos TransportesIPEA::Transporte::Transporte::Modos de Transporte::Transporte RodoviárioIPEA::Ciência. Pesquisa. Metodologia::Previsões. Fator Tempo:: Fator TempoIPEA::Transporte::Economia dos Transportes::Economia dos Transportes::Estatísticas de TransporteValor da vida estatísticaValor da economia de tempoPreferência declaradaModelo de escolha discretaO texto discute os procedimentos metodológicos e faz a estimação do valor da economia de tempo de viagem e do valor da vida estatística em viagens por rodovias no Brasil. Realizou-se um experimento de preferência declarada, que contou com algumas inovações para o controle de viés hipotético. A pesquisa foi feita on-line por meio da técnica de bola de neve, sendo solicitado aos respondentes que escolhessem entre duas rotas hipotéticas com diferentes níveis de três atributos: custo de pedágio, tempo e número de mortes. A análise aplicou o modelo mixed logit para estimar a disposição a pagar pela redução do tempo de viagem e pela redução no risco de morte nas rodovias. Os resultados mostraram diferenças significativas nos valores encontrados em função do nível de certeza na resposta do indivíduo. O modelo também foi estimado fazendo-se o controle pelas características de viagens e dos indivíduos. Apesar dos importantes resultados encontrados, os primeiros de nosso conhecimento para o contexto brasileiro, a coleta de dados foi enviesada para segmentos de renda média e alta, o que impõe alguns limites na extrapolação desses resultados para a população do país. Assim, os resultados mais robustos apontam para o valor da economia de tempo entre 79% e 36% do valor do tempo laboral, e para o valor da vida estatística entre R$ 2,4 milhões e R$ 3,1 milhões (a preços de 2017).54 p. : il.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2020-01-13T21:10:28Z2020-01-13T21:10:28Z2019-12Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9589ark:/51990/001300000czgxhttp://www.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessFerrari, Tatiana KolodinDusi, Luiza de AlencarLopes, Daniel A. FeitosaPompermayer, Fabiano Mezadrepor2020-01-15T22:53:03Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/9589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2020-01-15T22:53:03Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
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